Dom Pedro anuncia retomada das celebrações presenciais após 13 de junho, com normas e análise de cada Paróquia da Igreja Católica

In Canto do Joca On
- Updated

O Bispo Diocesano de Santo André (responsável pelos sete municípios do ABCD), Dom Pedro Carlos Cipollini, anunciou na manhã deste sábado (30/5) que será editado decreto com data de domingo (31/5) estabelecendo normas para a retomada das celebrações presenciais na Igreja Católica em toda a região a partir de 13 de junho. “A decisão vai caber a cada padre, que, em reunião com suas comunidades, analisará se a Paróquia pode ou não reabrir”, disse.

As normas, com 60 itens (definindo distanciamento das pessoas, com medidores de temperaturas, álcool em gel…) estarão disponíveis a partir deste domingo (31/5) e Dom Pedro pediu a todos os fieis que leiam atentamente: “É necessário que as pessoas leiam estas normas, porque o que acontece no nosso meio é que as pessoas não conhecem nada, não leem, não tomam conhecimento e já saem dando palpite. São os famosos “pré-supostos” de quem não leu, não entendeu e não gostou. Isso atrapalha muito”, ressaltou.

Dom Pedro admitiu que reabrir tem risco, e por isso é necessário seguir rigorosamente as normas. “Assim como Estado, o Grande ABC tem muitas diferenças, e é preciso respeitar isso. Muitos vão dizer que em suas paróquias não tem condição nenhuma de abrir, e então não abra, mas deixem aqueles que têm condições de abrir, que abram, porque as normas são das autoridades sanitárias, da Organização Mundial da Saúde”, disse.

Fieis e padres que fazem parte dos grupos de risco não devem participar, assim como as celebrações devem ser mais curtas, acentuou Dom Pedro.

Cada uma das 106 paróquias e 257 capelas e comunidades da Igreja Católica no Grande ABC deverão estudar as normas para análise da possibilidade de cumprimento de todas as orientações por parte dos padres, funcionários e fiéis dentro da igreja e nos arredores do templo.

“Que essas normas sejam recebidas como fruto de uma preocupação do bispo para atender a todos. Nosso Sínodo Diocesano teve como lema o desejo missionário de chegar a todos. E o bispo, como pai e pastor, olha a Igreja toda”, sintetiza Dom Pedro.

Assista o pronunciamento, na íntegra – https://www.youtube.com/watch?v=P9BGouaqYeI .

You may also read!

Parque do Guapituba ganha melhorias da Prefeitura de Mauá

Número de frequentadores triplicou, acima de tudo, após o início das intervenções realizadas pela administração municipal O Parque Ecológico do

Read More...

Fies: estudantes podem se candidatar a vagas remanescentes a partir de 27 de junho

Inscrições vão até 1º de julho. Processo oferta vagas que restaram da seleção do primeiro semestre nas instituições privadas;

Read More...

Ministro Wellington Dias debate assistência social em São Bernardo com Luiz Fernando

Encontros servem, em primeiro lugar, para preparação do programa de governo da pré-candidatura de Luiz Fernando ao Paço O pré-candidato

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu