Aprovado projeto que proíbe a incineração de resíduos sólidos em Santo André

In ABCD On
- Updated

A Câmara de Santo André aprovou em segunda votação nesta terça, 28 de junho, o projeto de lei que proíbe o uso de tecnologia de incineração de resíduos sólidos coletados na cidade, de autoria do vereador Ricardo Alvarez (PSOL).

A incineração é um processo de combustão completa dos resíduos, a uma temperatura acima de 800°C, que pode gerar diversos poluentes orgânicos como as dioxinas e os furanos, danosos à saúde e ao meio ambiente.

”A Câmara foi sensível ao aprovar esse projeto neste momento em que o mundo todo passa por uma emergência climática grave. Esperamos a sanção do prefeito para que este método fique definitivamente proibido aqui na cidade de Santo André”, afirmou Alvarez.

A alternativa para a destinação dos resíduos, apresentada no projeto, são o tratamento de compostagem, a reciclagem, a recuperação e o reaproveitamento do material para reduzir os danos ao meio ambiente e à biodiversidade humana e natural.

O projeto tem como base a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que define a destinação final ambientalmente adequada do lixo, e vai contra os impactos da incineração, como aumento nas taxas de câncer, doenças respiratórias e outros efeitos sobre a saúde.
“A proibição da queima de lixo acaba sendo uma boa notícia para toda a região, visto que os impactos da poluição ultrapassam as divisas geográficas. A preservação do meio ambiente é uma luta regional e não isolada de cada município”, declarou Alvarez.

You may also read!

BRK promove Feirão em Mauá com condições especiais para negociação de débitos

Concessionária oferece condições facilitadas para o pagamento das faturas de água e esgoto em atraso. Ação tem parceria com

Read More...

Coop doa 1 tonelada de alimentos para socorro às vítimas das chuvas no RS

Em apoio às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul, a Coop anunciou, durante a 38ª edição da

Read More...

Praça Esportiva do Jardim Caçula recebe concretagem sob bica corrida

No começo da semana, equipes haviam instalado estrutura metálica de alambrado e dreno da quadra de futebol A Prefeitura de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu