Aprovado projeto que proíbe a incineração de resíduos sólidos em Santo André

In ABCD On
- Updated

A Câmara de Santo André aprovou em segunda votação nesta terça, 28 de junho, o projeto de lei que proíbe o uso de tecnologia de incineração de resíduos sólidos coletados na cidade, de autoria do vereador Ricardo Alvarez (PSOL).

A incineração é um processo de combustão completa dos resíduos, a uma temperatura acima de 800°C, que pode gerar diversos poluentes orgânicos como as dioxinas e os furanos, danosos à saúde e ao meio ambiente.

”A Câmara foi sensível ao aprovar esse projeto neste momento em que o mundo todo passa por uma emergência climática grave. Esperamos a sanção do prefeito para que este método fique definitivamente proibido aqui na cidade de Santo André”, afirmou Alvarez.

A alternativa para a destinação dos resíduos, apresentada no projeto, são o tratamento de compostagem, a reciclagem, a recuperação e o reaproveitamento do material para reduzir os danos ao meio ambiente e à biodiversidade humana e natural.

O projeto tem como base a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que define a destinação final ambientalmente adequada do lixo, e vai contra os impactos da incineração, como aumento nas taxas de câncer, doenças respiratórias e outros efeitos sobre a saúde.
“A proibição da queima de lixo acaba sendo uma boa notícia para toda a região, visto que os impactos da poluição ultrapassam as divisas geográficas. A preservação do meio ambiente é uma luta regional e não isolada de cada município”, declarou Alvarez.

You may also read!

Quase 170 cidades do interior figuram entre as que recebem receita orçamentária acima de R$ 1 bilhão

Dos 195 municípios brasileiros com receita orçamentária bilionária, 169 são cidades do interior, conforme dados do Sistema de Informações

Read More...

Em São Bernardo, sábado de sol e 8ª edição do Festival do Cambuci levam milhares de pessoas ao Parque Salvador Arena

Evento gratuito, que tem o fruto como protagonista, reúne gastronomia, cultura e artesanato no espaço de lazer do Rudge

Read More...

Com mais um drive-thru, São Bernardo ultrapassa a marca de 47 mil pessoas vacinadas contra a gripe

Durante a semana, todas as UBSs contam com doses da vacina, que está disponível para grupos prioritários; ações aos

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu