Aprovado projeto que proíbe a incineração de resíduos sólidos em Santo André

In ABCD On
- Updated

A Câmara de Santo André aprovou em segunda votação nesta terça, 28 de junho, o projeto de lei que proíbe o uso de tecnologia de incineração de resíduos sólidos coletados na cidade, de autoria do vereador Ricardo Alvarez (PSOL).

A incineração é um processo de combustão completa dos resíduos, a uma temperatura acima de 800°C, que pode gerar diversos poluentes orgânicos como as dioxinas e os furanos, danosos à saúde e ao meio ambiente.

”A Câmara foi sensível ao aprovar esse projeto neste momento em que o mundo todo passa por uma emergência climática grave. Esperamos a sanção do prefeito para que este método fique definitivamente proibido aqui na cidade de Santo André”, afirmou Alvarez.

A alternativa para a destinação dos resíduos, apresentada no projeto, são o tratamento de compostagem, a reciclagem, a recuperação e o reaproveitamento do material para reduzir os danos ao meio ambiente e à biodiversidade humana e natural.

O projeto tem como base a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que define a destinação final ambientalmente adequada do lixo, e vai contra os impactos da incineração, como aumento nas taxas de câncer, doenças respiratórias e outros efeitos sobre a saúde.
“A proibição da queima de lixo acaba sendo uma boa notícia para toda a região, visto que os impactos da poluição ultrapassam as divisas geográficas. A preservação do meio ambiente é uma luta regional e não isolada de cada município”, declarou Alvarez.

You may also read!

Santo André fortalece resiliência com novo Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres

Estrutura reúne monitoramento em tempo real, diversas tecnologias e inteligência artificial para ampliar prevenção e resposta a eventos extremos A

Read More...

Diadema cria comissão intersetorial para acompanhar o Plano Municipal pela Primeira Infância

Grupo acompanhará, em primeiro lugar, implementação, além de monitorar o cumprimento das metas e estratégias e avaliar resultados do

Read More...

Recital de Violino abre temporada de apresentações de encerramento do semestre da Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires (EMARP)

Promovida pela Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Cultura e da Escola Municipal de Artes (EMARP),

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu