Música, emoção e solidariedade! Uma combinação perfeita em tempos de pandemia da Covid-19, o novo coronavírus. Durante quatro horas de um repertório de canções religiosas e populares que marcaram época e vidas de muitas pessoas, padres da Diocese de Santo André proporcionaram momentos inesquecíveis e emocionaram os internautas que acompanharam a primeira edição do Projeto “Cantando a Esperança”, realizado na noite de quinta-feira (30/04), numa live musical para arrecadar doações que atenderão famílias carentes assistidas pelo Vicariato Episcopal para a Caridade Social. A segunda edição acontecerá em data a ser agendada em breve.
A transmissão ao vivo aconteceu pelas redes sociais da Diocese e contou com gestos generosos do povo de Deus que prestigiou a iniciativa em peso: no Facebook, mais de 50 mil pessoas foram alcançadas pela ação, além de 29 mil visualizações do vídeo, quase 10 mil comentários, 2 mil curtidas e 500 compartilhamentos registrados logo após a exibição do vídeo. Assista pelo link: https://bit.ly/3bYQPcY
Os padres presentearam as famílias com um setlist repleto de composições e canções conhecidas nas vozes do Pe. Zezinho (Oração pela Família, Utopia, A Barca), Pe. Fábio de Melo (Vou Cantar Teu Amor), Amados do Eterno (Por um Bem Maior), Pe. Reginaldo Manzotti (Alma Missionária), músicas do cancioneiro popular, de artistas como Renato Teixeira, Sérgio Reis, Luiz Gonzaga, Paulo Sérgio e Chitãozinho e Xororó, passando por canções católicas como ‘Doce é Sentir’ e ‘Força e Vitória’, sucessos internacionais e o encerramento com momento mariano: Anjos de Resgate (Dai-Nos a Benção), Dom Carlos Alberto Navarro (Quando Teu Pai Revelou o Segredo a Maria) e a Oração da Ave-Maria. Confira o repertório completo em breve.
Momento marcante
Participaram da iniciativa idealizada pela Pastoral da Comunicação Diocesana, em parceria com o Setor Música e o Vicariato Episcopal para a Caridade Social, com apresentação do Pe.Marcos Vinícius Wanderlei da Silva (assessor do Departamento Jurídico e Imobiliário e do Departamento de Comunicação), os padres Guilherme Franco Octaviano (coordenador da Comissão Diocesana de Liturgia), Cláudio Pereira Santos (assessor diocesano do Setor Inclusão), Hamilton Gomes do Nascimento (reitor do Seminário de Filosofia), Vinicius Ferreira Afonso (diretor espiritual do Apostolado da Oração) e William Mariotto Torres (chanceler do bispado), acompanhados do violonista Fábio.
Os sacerdotes descreveram a experiência de participar desta ação em tempos de isolamento social, o caráter solidário do evento e o legado que fica para as futuras edições.
“Em nossa paróquia, os fiéis já estão acostumados com esses momentos de interação, com canto, entretenimento e fé. E agora, com esse período de quarentena, todo mundo, inclusive eu, já estávamos sentindo falta desses momentos. Por isso foi algo bastante natural essa live, mas com o público ampliado, que é uma família. A família diocesana. Então, foi um momento de muita naturalidade, compartilhar um pouco da nossa alegria de ermos filhos de Deus e, ao mesmo tempo, nos sentimos úteis neste período tão crítico que vivenciamos”, analisa Pe. Vinícius, que é administrador paroquial da Paróquia Jesus Bom Pastor, em Santo André.
“Foi uma alegria imensa poder ajudar a ajudar bem como espairecer um pouco com um momento muito divertido. A Igreja vai ganhando experiência e como se diz nos documentos, vai entrando para anunciar o evangelho em aeropagos que estavam sedentos de uma mensagem de esperança”, comenta Pe. Hamilton, que é pároco da Paróquia Cristo Rei, em Diadema.
“Participar deste projeto foi uma grande graça: pudemos colocar em prática o nosso dom musical, recordar os tempos de formação no seminário e, sobretudo, contribuir de alguma forma para as ações do Vicariato Episcopal para a Caridade Social. Que possamos fazer mais vezes e envolver mais padres”, projeta Pe. Guilherme, administrador paroquial da Paróquia São Jorge, em Santo André.
Mesmo após a live, a campanha de arrecadação de doações para ajudar as famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social assistidas pelo Vicariato Episcopal para a Caridade Social prosseguem em quatro modalidades. Confira abaixo:
PayPal
Acessando o link: https://bit.ly/2VVMrWy
QR Code
O QR Core será disponibilizado durante as lives nas redes sociais da Diocese de Santo André e através de links em que a pessoa pode fazer a doação pelo smartphone.
Depósito e transferência bancária
As doações também podem ser realizadas em dinheiro para a conta do Vicariato Episcopal para a Caridade Social da Diocese de Santo André:
Banco Itaú – Agência: 3392 – C/C: 26537-1
Mitra Diocesana de Santo André – CNPJ: 57.591.349/0001-62
Mais informações pelo WhatsApp do Centro de Pastoral: (11) 99981-1233.
Pontos de arrecadação
SANTO ANDRÉ
Cúria Diocesana de Santo André
Praça do Carmo, 36 – Centro
Segunda a sábado, das 8h às 17h
Paróquia Nossa Senhora da Salete
Rua das Hortências, 405 – Vila Helena
Terça a sexta, das 8h30 às 11h30
SÃO BERNARDO
Paróquia Santíssima Virgem
Avenida Lucas Nogueira Garcez, s/nº – Jardim do Mar
Segunda a sexta, das 8h às 13h
Paróquia Sagrada Família
Estrada dos Casa, 3800 – Jardim do Lago
Sábado, das 9h às 12h
MAUÁ
Paróquia Matriz Imaculada Conceição
Praça Monsenhor Alexandre V.Arminas, 01 – Bairro Matriz
Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16h
DIADEMA
Sede da Sociedade São Vicente de Paulo
Rua Sebastião Ferreira Leite, 205 – Centro
Sábado, das 9h às 13h
SÃO CAETANO
Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Rua Oriente, 455 – Bairro Barcelona
Terça a sábado, das 9h às 14h
RIBEIRÃO PIRES
Paróquia Matriz São José
Avenida Santo André, 110 – Centro Alto
Segunda a sexta, das 14h às 17h
RIO GRANDE DA SERRA
Paróquia Matriz São Sebastião
Avenida Francisco Morais Ramos, 40 – Centro
Segunda a sexta, das 14h às 17h
Sábado, das 8h às 11h