Dia do Engenheiro Ambiental: Profissional é essencial para o setor de saneamento

In ABCD On
- Updated

Na próxima semana, em 31 de janeiro, é celebrado o Dia do Engenheiro AmbientalA BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Mauá destaca que a atuação desse profissional é essencial para o setor de saneamento, assim como para a mitigação de impactos ambientais e conservação dos recursos naturais.

Atuando na conservação da qualidade da água, do ar e do solo, no setor de saneamento o profissional pode administrar redes de distribuição de água e coleta de esgoto, ou estações de tratamento de água e esgoto, buscando soluções que garantam melhor qualidade de vida para os cidadãos.

Em Mauá, a estação da cidade trata cerca de 59 milhões de litros de esgoto por dia e é coordenada pelo engenheiro ambiental Eduardo Curtis. Ele atua na empresa há cerca de quatro anos e tem como função promover o desenvolvimento sustentável do município por meio da aplicação de novas tecnologias que colaborem com o avanço dos indicadores de saneamento.

Em atenção aos aspectos ambientais, econômicos e sociais da cidade, Eduardo acompanha todo o processo de tratamento do esgoto gerado em Mauá, que atualmente se destaca com os melhores índices de saneamento básico da Região Metropolitana de São Paulo, 93% de coleta de esgoto e 87% de tratamento.

Eduardo ressalta que a atuação como engenheiro ambiental no setor de saneamento não é somente para quem deseja contribuir com boas práticas ambientais, mas também para quem tem potencial e busca fazer a diferença na vida das pessoas.

“Considero que fiz a escolha certa. Escolhi ser engenheiro ambiental para promover o equilíbrio entre a conservação do meio ambiente e as atividades humanas, e hoje trabalho em prol do desenvolvimento de Mauá levando saneamento para muito além do básico, promovendo a redução da incidência de doenças patogênicas e ainda preservando a qualidade dos recursos hídricos”, afirma Curtis.

Quando não há saneamento, o que não é o caso de Mauá, geralmente, o esgoto é lançado diretamente em um curso d’água. Ao deixar de lançar esgoto in natura na natureza, com o avanço dos indicadores de esgoto tratado, é possível perceber uma transformação na qualidade de vida e bem-estar da população, além de uma melhora significativa nos mananciais, córregos e nos rios que cortam a cidade.

A BRK parabeniza todos os profissionais de engenharia ambiental que se dedicam a conservar os recursos naturais e promover um desenvolvimento mais sustentável, mitigando os impactos causados por diversas atividades na natureza.

You may also read!

Guto entrega Unidade de Saúde da Família na Vila Sueli, em Ribeirão Pires

Em dois anos, essa é a 4ª inauguração na rede de Atenção Básica da cidade; gestão deve chegar ao

Read More...

Casa do Hip Hop completa 10 anos neste sábado (06.12)

Ao longo deste tempo, importantes artistas do cenário nacional se apresentaram, em primeiro lugar, no equipamento cultural Inaugurada oficialmente em

Read More...

São Bernardo lança ‘Passaporte da Inclusão’ e garante gratuidade a pessoas com deficiência e TEA em parques

Iniciativa reforça o compromisso da gestão com a inclusão e o direito ao lazer; alegria e emoção deram o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu