Dia do Engenheiro Ambiental: Profissional é essencial para o setor de saneamento

In ABCD On
- Updated

Na próxima semana, em 31 de janeiro, é celebrado o Dia do Engenheiro AmbientalA BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Mauá destaca que a atuação desse profissional é essencial para o setor de saneamento, assim como para a mitigação de impactos ambientais e conservação dos recursos naturais.

Atuando na conservação da qualidade da água, do ar e do solo, no setor de saneamento o profissional pode administrar redes de distribuição de água e coleta de esgoto, ou estações de tratamento de água e esgoto, buscando soluções que garantam melhor qualidade de vida para os cidadãos.

Em Mauá, a estação da cidade trata cerca de 59 milhões de litros de esgoto por dia e é coordenada pelo engenheiro ambiental Eduardo Curtis. Ele atua na empresa há cerca de quatro anos e tem como função promover o desenvolvimento sustentável do município por meio da aplicação de novas tecnologias que colaborem com o avanço dos indicadores de saneamento.

Em atenção aos aspectos ambientais, econômicos e sociais da cidade, Eduardo acompanha todo o processo de tratamento do esgoto gerado em Mauá, que atualmente se destaca com os melhores índices de saneamento básico da Região Metropolitana de São Paulo, 93% de coleta de esgoto e 87% de tratamento.

Eduardo ressalta que a atuação como engenheiro ambiental no setor de saneamento não é somente para quem deseja contribuir com boas práticas ambientais, mas também para quem tem potencial e busca fazer a diferença na vida das pessoas.

“Considero que fiz a escolha certa. Escolhi ser engenheiro ambiental para promover o equilíbrio entre a conservação do meio ambiente e as atividades humanas, e hoje trabalho em prol do desenvolvimento de Mauá levando saneamento para muito além do básico, promovendo a redução da incidência de doenças patogênicas e ainda preservando a qualidade dos recursos hídricos”, afirma Curtis.

Quando não há saneamento, o que não é o caso de Mauá, geralmente, o esgoto é lançado diretamente em um curso d’água. Ao deixar de lançar esgoto in natura na natureza, com o avanço dos indicadores de esgoto tratado, é possível perceber uma transformação na qualidade de vida e bem-estar da população, além de uma melhora significativa nos mananciais, córregos e nos rios que cortam a cidade.

A BRK parabeniza todos os profissionais de engenharia ambiental que se dedicam a conservar os recursos naturais e promover um desenvolvimento mais sustentável, mitigando os impactos causados por diversas atividades na natureza.

You may also read!

Sono Tranquilo autua 19 estabelecimentos por poluição sonora em Santo André

Ação do Semasa e GCM ocorreu neste sábado, resultando também em recolha de veículos Agentes do Semasa (Serviço Municipal de

Read More...

Rio Grande da Serra prepara 7ª Cavalgada e Festa do Padroeiro São Sebastião

A Prefeitura Municipal de Rio Grande da Serra convida toda a comunidade para participar da 7ª Cavalgada e Festa

Read More...

Ribeirão Pires reforça conscientização sobre saúde mental

Campanha Janeiro Branco traz, portanto, rodas de conversa nas três unidades do CAPS da Estância A Prefeitura de Ribeirão Pires,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu