Consultor financeiro César Karam indica três maneiras de proteger seu dinheiro em caso de crise brasileira provocada pela instabilidade financeira. Confira!
Passadas as manifestações do feriado de 7 de setembro em diversas capitais do país, outros protestos estão previstos para acontecer nos próximos dias. Pautas políticas, partidárias e identitárias são algumas das razões que costumam levar os brasileiros às ruas e, a cada dia, narrar a situação do Brasil. Diante desse cenário incerto e polêmico, a preocupação com setor econômico também cresce, e com ele a dúvida: como a situação do Brasil pode impactar no bolso da população?
Para falar desse assunto, indicamos o consultor financeiro e investidor certificado analista CNPI, César Karam, do Canal do Karam no Youtube. Especialista na área, afirma que, apesar de ser impossível garantir crise ou ascensão econômica nos próximos dias, algumas atitudes podem proteger o patrimônio financeiro de quem possui investimentos em contas e ações.
Como se fosse o dono
“Primeiro, quem tem ações em grandes empresas deve agir como se fosse o dono desse empreendimento, ou seja, se você é dono de uma grande empresa, acredita que deva fechá-la por causa das manifestações? Provavelmente a resposta é não, então, a conduta é a mesma para acionistas”, garante.
“Já para quem está inseguro e com receio de ver as ações despencando nos próximos dias, a dica vale para o momento atual e para todos os dias: diversifique o investimento”, indica. “Quem investe em vários produtos diferentes, têm mais chances de ganhar e menos riscos de perder”, completa.
O especialista ainda dá outras dicas de investimento para resguardar o capital de forma segura e eficaz. “Uma boa maneira de proteger o dinheiro, e ainda vê-lo render muito, é investindo no exterior. Através de ações estrangeiras ou em contas em outro país, o investimento em dólar, por exemplo, é uma medida muito rentável”, afirma. “Outra maneira de proteger o dinheiro diante a uma possível crise é fazendo investimentos em criptomoedas e metais preciosos, como ouro. Esses produtos oferecem boa rentabilidade e segurança ao investidor”, finaliza.
Sobre César Karam
Formado em administração de empresas e com especialização na área de investimentos, César Karam estudou a fundo a Bolsa de Valores.
Hoje possui, acima de tudo, grande conhecimento sobre esse mercado.
Sempre buscando aperfeiçoar seus conhecimentos, Karam, além de ler centenas de livros sobre a área financeira, participou de cursos específicos de Bolsa de Valores, formação em coaching e PNL (teoria baseada na conexão entre os processos neurológicos, linguagem e os padrões comportamentais aprendidos através da experiência), concluiu um MBA na Fundação Getúlio Vargas para, enfim, desenvolver seu próprio método de investimentos.
Recentemente, teve mais uma conquista: CNPI (Certificado Nacional do Profissional de Investimento), que é um reconhecimento obrigatório para profissionais que atuam no mercado financeiro.
Hoje, em conclusão, apenas cerca de 700 pessoas no País possuem a qualificação.