Vigilância Sanitária de Diadema realiza encontro de orientação com farmácias e drogarias

In ABCD On
Fotos: Matheus Fernandes/PMD

Atividade contou com participação do Conselho Regional de Farmácia e palestras para esclarecer os principais erros no preenchimento de documentos técnicos

A Vigilância Sanitária de Diadema, da Secretaria Municipal da Saúde, realizou o primeiro encontro de orientação com 81 representantes de drogarias e farmácias de manipulação da cidade.

A atividade foi na manhã desta quarta-feira (03.7), no auditório do Quarteirão da Saúde Engenheiro Osvaldo Misso, para prestar esclarecimentos sobre licenciamento, fluxo e preenchimento correto de documentos técnicos.

Na abertura, o secretário da Saúde, José Antônio da Silva, agradeceu a participação de todos no encontro. “É muito importante reunir os envolvidos para conversar sobre os processos, fazer essa educação permanente, ter o momento de troca e que, juntos, possamos construir processos para avançar cada vez mais”, afirmou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema, Adi dos Santos Lima, ressaltou que a pasta está à disposição dos estabelecimentos para orientações necessárias e articulação com as secretarias envolvidas. “Temos o papel de atrair investimentos para a cidade e o setor de farmácias e drogarias é importante, gera emprego e renda para a nossa população”, explicou. “Por isso, queremos cada vez mais estreitar essa relação de convivência e de responsabilidade mútua com o setor farmacêutico”, disse.

A coordenadora da Vigilância em Saúde de Diadema, Cristina Marins, reforçou a importância de manter diálogo com o setor. “É uma ação que unifica as informações aos estabelecimentos e possibilita estreitar esse diálogo para orientar e tirar dúvidas sobre o cumprimento da legislação”.

Palestras

A farmacêutica da Vigilância Sanitária de Diadema, Evelyn Martins, orientou a maneira correta, prazos e erros mais comuns no preenchimento do Balanço de Medicamentos Psicoativos e Outros (BMPO), da Relação Mensal de Notificação de Receita B2 (RMNRB2), Balanço de Substâncias Psicoativas e Outras Sujeitas a Controle Especial (BSPO), Relação Mensal de Notificações de Receita “A” (RMNRA), Comunique-se da Vigilância Sanitária, Novo Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), receitas de emergência, receitas de outros Estados e Licença Sanitária para Análises Clínicas (Tipo I).

Pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), as palestras foram ministradas pelo gerente de fiscalização, Paulo Roberto Ribeiro de Souza, e pela farmacêutica fiscal, Helga Namie Ferreira Murakami. Os profissionais abordaram a atuação do Conselho, as atribuições legais do farmacêutico responsável técnico, o funcionamento da fiscalização do CRF-SP, a relação com a Vigilância e como as resoluções do Conselho reforçam a necessidade de cumprir as legislações sanitárias.

Ao final, a coordenadora da Vigilância Sanitária de Diadema, Karina Bernardino da Silva, destacou que a principal atuação é o gerenciamento de risco. “O nosso foco é na proteção da saúde da população e todas as ações são baseadas nessa premissa. O encontro serviu para tirar dúvidas e aproximar os estabelecimentos da Vigilância Sanitária, e desmistificar a visão de uma atuação punitiva”, concluiu.

You may also read!

Patacori Ogum teve cortejo, caminhada e louvação pelo quarto ano consecutivo

Comemoração foi instituída por lei municipal e faz parte do Circuito Religioso de Ribeirão Pires Cerca de 300 pessoas participaram

Read More...

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de São Caetano presta contas em audiência pública

A SELJ (Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude) de São Caetano do Sul prestou contas do exercício 2024 em

Read More...

Campanha de Diadema “Criança não Trabalha” premiada como experiência exitosa em congresso estadual

Município levou 53 trabalhos ao 38º Cosems, encontro reuniu mais de 2.100 experiências de todo o estado de São

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu