Imunização contra a doença em jovens de 10 a 14 anos é o destaque da ação; equipes de saúde também vão aplicar demais imunizantes do calendário oficial
Neste sábado (22.02), as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas, das 8h às 17h, para vacinação contra dengue em crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos, público alvo da campanha definido pelo Ministério da Saúde (MS).
A ação faz parte, em primeiro lugar, do terceiro mutirão da campanha “Diadema Contra a Dengue”, que vem sendo realizada desde o início do mês.
Para se vacinar, o jovem deve, portanto, estar acompanhado pelo responsável e portar documento de identificação, caderneta de vacinação e, se possível, o cartão SUS.
A imunização se dá, acima de tudo, após a segunda dose, que deve ser administrada com intervalo de três meses.
Ao receber a primeira dose, o vacinado é orientado, por exemplo, sobre a data para retornar e concluir a imunização. Quem está com a segunda dose em atraso também pode atualizar o esquema vacinal.
Atualização vacinal
Além da aplicação do imunizante contra a dengue, as equipes de saúde das UBS estarão a postos, da mesma forma, para conferência da caderneta de vacinação de jovens e adultos e aplicação de vacinas em atraso ou dentro do prazo para a administração da dose.
A vacinação contra dengue e de outras doses do calendário vacinal continua, além disso, disponível durante a semana, nas 20 Unidades Básicas de Saúde, de acordo com o horário de cada UBS. Confira os endereços em https://portal.diadema.sp.gov.br/vacinas/.
Campanha
A campanha Diadema Contra a Dengue teve início em 1º de fevereiro com ações de casa a casa, com busca ativa para eliminar todo local ou recipiente que possa acumular água e se tornar um possível criadouro do mosquito Aedes aegypti, principal espécie transmissora dos vírus da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.
Um hábito importante é realizar, em suma, uma vistoria semanal para evitar água parada nas residências e locais de trabalho. A população pode denunciar potenciais criadouros do mosquito da dengue pelos telefones 0800 770 4348 ou 156 ou ainda pelo aplicativo de celular Colab.
Desde o início do ano, Diadema notificou a suspeita de 321 casos de dengue, sendo confirmados 52. Em 2024, foram 10.656 casos e 11 óbitos por dengue.
Serviço:
Vacinação contra a dengue e atualização da caderneta vacinal
22 de fevereiro, sábado, das 8h às 17h.
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Confira os endereços em https://portal.diadema.sp.gov.br/vacinas/.
Por Renata Nascimento