Turismo consolida balanço de gestão

In ABCD, Canto do Joca, Turismo On
Secretário Vinícius Lummertz. Foto: GESP

Documento destaca legado da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP, o que inclui a criação dos distritos turísticos, estratégia de promoção e investimentos recordes

O turismo paulista encerra esta semana um ciclo de quatro anos em uma posição inédita no cenário econômico: em um período desafiador de pandemia, destacou-se como locomotiva na recuperação de postos de trabalho, tendo gerado mais de 60 mil empregos diretos para o setor, de acordo com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo, o CIET, ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP (Setur).

Com o fechamento do comércio e as restrições às viagens, a Secretaria aproximou-se do trade turístico e teve um papel essencial na criação de protocolos sanitários, medida que permitiu uma reabertura gradual e segura, minimizando as perdas. Ao mesmo tempo, a Setur passou a desenvolver projetos inovadores, que reforçaram São Paulo como destino turístico para os paulistas, brasileiros e estrangeiros, sempre em parceria com as secretarias de Estado, Prefeituras, sindicatos, parceiros privados e instituições de ensino.

O primeiro marco desta gestão foi o plano estratégico para o desenvolvimento do turismo paulista, o Plano 20-30, que tem servido para orientar o trabalho de toda a equipe da Secretaria pela próxima década. O Plano 20-30 deu origem ao SP pra Todos, um grande programa de divulgação e promoção do estado, que levou a marca de São Paulo para o mundo e reduziu o ICMS do combustível de aviação. A iniciativa gerou mais de 700 novas frequências de voos dentro do Estado, acelerando o desenvolvimento de todas as regiões paulistas.

A Secretaria de Turismo e Viagens também criou a lei dos Distritos Turísticos, sancionada em 2021, gerando um ambiente favorável e seguro à atração de investimentos públicos e privados em áreas vocacionadas para o turismo. Já foram criados os distritos de OlímpiaSerra Azul, Iguape e Andradina, o que resultou, em pouco mais de um ano, em bilhões de reais em investimentos privados em todos os distritos.

Para que o turismo realmente se desenvolva, a Secretaria também investiu na estrutura local dos destinos. Os 210 municípios turísticos do Estado receberam mais do que o dobro de investimentos das gestões anteriores, passando de R$ 220 milhões, em média, para R$ 500 milhões ao ano em 2021 e 2022. Além disso, foram criados incentivos locais para atrair turistas, como as rotas gastronômicas, o SP Ecoaventura, as rotas cênicas, a marca Parques de SP e as marcas regionais para regiões de grande potencial.

As realizações da Setur deixam um grande legado para o turismo paulista. O maior de todos, no entanto, virá com as futuras gerações. Em parceria com a pasta da Educação, a Secretaria de Turismo e Viagens de SP elaborou disciplinas eletivas de turismo para a rede pública de ensino, que já foram cursadas por mais 180 mil alunos – e seguem bastante requisitadas em 2023. Estes mesmos jovens seguem assistidos, com programas de mestrado, doutorado e de ensino à distância em turismo. O objetivo é que elevem o turismo ao mais alto patamar, na vanguarda do desenvolvimento social e econômico.

Clique aqui para acessar o documento.

You may also read!

PREVISÃO DO TEMPO: céu coberto por nuvens em São Paulo neste domingo (19)

A temperatura pode variar entre 16ºC e 34ºC A previsão do tempo para este domingo (19) indica céu coberto por

Read More...

Marcelo Copello apresenta o Diplôme de Wine & Spirits do Le Cordon Bleu Brasil

Joaquim Alessi Um dos jornalistas que mais entendem de vinhos no Brasil, meu amigo Marcelo Copello traz, em primeiro lugar,

Read More...

Fundo Social de Diadema atualiza itens para doação ao Rio Grande do Sul

Por meio da Campanha Sua Vida Importa para Mim, cidade já enviou, acima de tudo, mais de 25 toneladas

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu