A Prefeitura de São Caetano do Sul lançou mais uma solução eficiente e criativa no combate ao coronavírus. Na quarta-feira (29/4), oito Túneis de Desinfecção Individual foram instalados em pontos com grande circulação de pessoas da cidade. Mais uma ação que auxilia na proteção da população e na contenção da covid-19.
O primeiro ponto a receber a estrutura de desinfecção em massa foi a saída da Estação São Caetano da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Os túneis são equipados com microaspersores, que pulverizam solução natural desenvolvida em conjunto com o Instituto Adolfo Lutz, e com eficácia comprovada contra microorganismos. Eliminam até 99,9% dos germes e bactérias. Para tanto, deve entrar uma pessoa por vez, e permanecer no espaço por 15 segundos.
“O Túnel de Desinfecção é mais uma ação pioneira de São Caetano do Sul no enfrentamento ao coronavírus. Um produto biológico, natural, registrado pela Anvisa, que, além de eliminar germes e bactérias, é atóxico, ou seja: não agride pele, olhos, boca, narinas e nenhuma outra parte do corpo”, afirmou o prefeito José Auricchio Júnior, ao reforçar o apelo para que as pessoas fiquem em casa.
A secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone, reiterou a eficiência da ação. “O vírus é muito sensível a esta solução, que possui alto poder germicida. Elimina bactérias na pele, roupas, sapatos e cabelo sem agredir nenhuma parte do corpo, por ser um produto 100% orgânico, à base de óleos de plantas”, frisou – o deputado estadual Thiago Auricchio também visitou a estrutura.
Quem experimentou, aprovou a novidade. “É uma iniciativa maravilhosa, ainda mais para quem sai do trem, como eu. Vai ajudar muitas pessoas a se proteger e a não espalhar o vírus por aí”, afirmou o ambulante Miguel Arellano.
Os túneis têm 3,10m de altura por 3,30m de largura e 3m de comprimento. Foram instalados em duas saídas da estação ferroviária (para as ruas Serafim Constantino e Perrela); em frente ao Hospital de Emergências Albert Sabin/UPA, Complexo Hospitalar Municipal e ao SOS cidadão 156; nas praças da Figueira e Cardeal Arcoverde; e na entrada do Hospital de Campanha. Outras unidades poderão ser acrescidas.
Texto: Mark Ribeiro
“É uma iniciativa maravilhosa, ainda mais para quem sai do trem, como eu. Vai ajudar muitas pessoas a se proteger e a não espalhar o vírus por aí”, afirmou o ambulante Miguel Arellano.