Rafael Cervone e Anuar Dequech Junior*
O CIESP Diadema, fundado em 1º de janeiro de 1985, foi muito mais do que uma boa promessa de ano novo. Em seus 39 anos, comemorados neste réveillon de 2024, esteve sempre muito próximo das indústrias do município, que constituem hoje um parque fabril com 1.339 empresas, empregadoras de aproximadamente 40 mil pessoas, o que representa mais de 23% dos postos formais de trabalho locais.
À época de sua criação, o movimento sindical estava fervilhando. Com muita articulação e diligência, instituiu-se o grupo de RH G34, ativo até hoje. Este é um forte exemplo de como encaramos a representatividade do nosso setor. Na cidade, somos um hub de informações relevantes e interação com a sociedade e agentes do poder público, como a prefeitura, polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros.
Em 2023, ocorreram dois fatos marcantes que ilustram o trabalho da Diretoria Regional. Um deles foi a inauguração do Núcleo de Mediação e Arbitragem, proporcionando mais agilidade e redução de custos jurídicos na região. O outro, solucionando reinvindicação de longa data, referiu-se à atualização da legislação da Vigilância Sanitária de Diadema (Visa), aprovada em dezembro. Foi estendida a validade do licenciamento para dois anos, com renovação automática se o órgão não avaliar os processos no prazo de 60 dias. Trata-se de um avanço importantíssimo para a manutenção das indústrias no município.
Também merecem ênfase a retomada das reuniões mensais do Polo de Cosméticos, no qual o CIESP é a entidade gestora, e a parceria com o Porto Seco (AGESBEC), que facilitará os processos de importação e exportação das empresas associadas. Iniciativa igualmente expressiva foi a implantação do Grupo de ESG (ambiental, social e governança corporativa), cujos princípios são cada vez mais fundamentais para o sucesso dos negócios e atendimento às exigências dos consumidores, clientes e investidores.
No encerramento de 2023, o Jantar da Indústria, na sede da Diretoria Regional, foi um ato de congraçamento com bons motivos para comemorações, pois, além das conquistas nas ações de representatividade, cresceu o número de empresas filiadas e o balanço financeiro mostrou-se positivo. Com muito trabalho, contando sempre com o empenho de seus colaboradores e a confiança dos associados, o CIESP Diadema exercita na prática o seu lema referente ao significado da atividade associativa: “Ninguém é tão grande que não precise ou tão pequeno que não possa participar”.
*Rafael Cervone é o presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP.
**Anuar Dequech Junior é o diretor-titular do CIESP Diadema.