Santo André interdita marmoraria na Vila Luzita por atividade sem licenciamento ambiental

In ABCD On
- Updated
Fotos: Divulgação/Semasa

Ação foi realizada, em primeiro lugar, pelo Semasa, GCM e Polícia Civil

Força-tarefa nesta sexta-feira (27.02) resultou na interdição de uma marmoraria, na Vila Luzita, que atuava sem o devido licenciamento ambiental.

O estabelecimento acumulava, acima de tudo, mais de R$ 80 mil em dívidas de multas aplicadas ao longo dos últimos anos, desde que o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) identificou a infração e começou a notificar e autuar o proprietário. 

A ação, coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, por meio do Semasa, foi realizada, por exemplo, em parceria com a GCM (Guarda Civil Municipal) e a Polícia Civil, por meio da Dicma (Delegacia de Investigação de Crimes contra o Meio Ambiente).

“Não podemos permitir que atividades potencialmente poluidoras funcionem à margem da lei, colocando em risco o meio ambiente e a saúde da população. A fiscalização existe para garantir que todos cumpram as regras e atuem de forma responsável. Quem trabalha corretamente e respeita a legislação ambiental não pode ser prejudicado pela concorrência desleal de quem insiste em descumprir as normas. Em Santo André, a orientação é clara: desenvolvimento econômico e responsabilidade ambiental caminham juntos”, diz, em resumo, o prefeito, Gilvan Ferreira.

O local foi interditado pelo Semasa, com a colocação de barreiras de concreto. Para reabrir e retomar as atividades comerciais, o responsável deverá assinar Termo de Compromisso Ambiental, negociar ou quitar todos os débitos em aberto, abrir processo e obter as licenças prévias, de instalação e operação junto à autarquia.

A atividade de marmoraria é potencialmente poluidora e, por isso, passível de licenciamento ambiental pelo órgão responsável. Em Santo André, o Semasa desempenha o papel de órgão licenciador e fiscalizador dessas atividades. Exercer esse tipo de trabalho sem a documentação necessária é crime ambiental.

You may also read!

Campanha liderada por Jéssica Roberta já arrecada mais de 1,2 mil brinquedos em Santo André

Doações seguem até 30 de outubro e serão destinadas às crianças atendidas pelas instituições cadastradas no Fundo Social A primeira-dama

Read More...

Abertas inscrições para Corrida pela Resiliência em comemoração aos 50 anos da Defesa Civil de Santo André

Evento esportivo será realizado em 13 de dezembro, no Paço, com provas de 5 km e 10 Em comemoração

Read More...

Mobilização da cadeia logística amplia rede de apoio na prevenção à exploração sexual infantil nas estradas

Aliando iniciativas de conscientização nas rodovias a processos de gestão de fornecedores, Braskem articula, em primeiro lugar, o engajamento

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu