Transparência e combate à covid-19 marcam prestação de contas da Saúde de São Caetano

In Saúde On
- Updated
Dra. Regina Maura, secretária da Saúde de São Caetano. Foto: Letícia Teixeira / PMSCS

Receitas e despesas da Secretaria de Saúde de São Caetano do Sul foram detalhadas na audiência pública para a prestação de contas do 1º quadrimestre de 2020, realizada na Câmara Municipal – vereadores e moradores puderam participar por meio de transmissão ao vivo no Facebook. O ato foi marcado pela transparência do setor e por explicações minuciosas sobre as ações de combate ao coronavírus.

O detalhamento de investimentos, programas de testagem e outras ações de enfrentamento à pandemia foi conduzido pela secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone. De janeiro a abril, foram aplicados R$ 114,1 milhões no setor, o equivalente a 29,4% da arrecadação da Prefeitura no período (R$ 387,9 milhões).

Em quase 3 horas de explanação, Regina Maura apresentou valores e números de cada ação da pasta: planilhas de receita e despesa, produções hospitalar e ambulatorial, e, especialmente, as ações de combate à covid-19, como a duplicação do número de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva – de 40 para 80), compra de respiradores e o funcionamento do Hospital de Campanha – a Prefeitura já colocou em prática mais de 100 iniciativas contra a pandemia.

“São ações importantíssimas para a nossa estratégia de combate ao coronavírus. E que, somadas à estrutura eficiente de atendimento que já tínhamos antes da pandemia, têm sido fundamentais para salvar vidas”, ressaltou a secretária. “Considerando os critérios utilizados pelo Estado no Plano São Paulo, estamos aptos à retomada gradual de atividades.”

A atuação da Secretaria de Saúde foi elogiada pelos participantes da audiência pública. “Infelizmente a pandemia chegou. Mas, graças a uma gestão séria e competente, com investimentos corretos e seguindo a ciência, e a uma estrutura de atendimento que já era referencial, São Caetano consegue dar exemplo de combate ao coronavírus ao Brasil e, principalmente, salvar vidas”, considerou o presidente da Câmara, Pio Mielo.

Regina Maura lembrou que transparência dos custos de ações de combate à covid-19 no município foi elogiada pelo Tribunal de Contas do Estado – todos os investimentos com contratos emergenciais são auditados e estão disponibilizados no Portal da Transparência, em aba separada das demais despesas da pasta.

Texto: Mark Ribeiro

You may also read!

Marcelo Lima dá início à revitalização de praça no Campestre, região dos Casa

Ordem de serviço permitirá a implantação de academia ao ar livre, playground, espaço pet, quadra de basket street, nova

Read More...

Diagnóstico da obesidade terá novos parâmetros a partir de 2025

Conforme especialistas vêm defendendo há muitos anos, incluindo cirurgiões da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), o

Read More...

Estádio 1º de Maio será palco da estreia do São Bernardo neste domingo

Tigre faz confronto contra o Bragantino, a partir das 16h, buscando, em primeiro lugar, manter bom momento na elite

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu