Cirurgia minimamente invasiva e por vídeo permite bons resultados no tratamento da ATM

In Saúde On
- Updated

Dificuldades para abrir a boca, dores no ouvido e/ou zumbidos,cansaço dos músculos da mastigação, ruídos articulares (estalos ou crepitação),dores na face e de cabeça são os principais sintomas da disfunção da articulação temporomandibular, conhecida como ATM.

“A doença é o funcionamento anormal dessa articulação e também de ligamentos, músculos da mastigação, ossos maxilar-mandíbula, dentes e/ou estruturas de suporte dentário”, explica o Dr. Igor Leitão Marques, cirurgião craniomaxilofacial, cirurgião bucomaxilofacial. especialista em cirurgia oral e maxilo facial, especialista em DTM e DOF pela Unifesp, além de fellowship no IFP – Portugal.

Segundo o Dr. Igor Leitão Marques, “os problemas da ATM são, geralmente, crônicos e provocam dor intensa quando o paciente está em crise. A disfunção está relacionada a hábitos comuns e repetitivos, como roer unhas, mascar chicletes e prender o telefone com o queixo, mas pode ainda estar associada ao bruxismo (frender ou ranger dos dentes, principalmente durante o sono), estresse, depressão, ansiedade ou traumas (acidentes).”

O especialista orienta que os tratamentos podem ser clínicos ou cirúrgicos. “Os clínicos incluem medicação, aplicação de dispositivos oclusais (aparelhos removíveis, normalmente fabricados em resina acrílica) e fisioterapia. Já os cirúrgicos englobam técnicas como artrocentese, artroscopia, cirurgia aberta e artroplastia total, que é a substituição da articulação por prótese”, explica o Dr Igor Leitão Marques , especialista na modalidade artroscopia.

“Neste tipo de cirurgia, uma câmera é introduzida através de um corte milimétrico transmitindo as imagens para um monitor que permite que o cirurgião veja as articulações por dentro. Essa técnica possui as seguintes vantagens : é menos invasiva, de recuperação mais rápida e menos dolorida — é recomendada para os pacientes que não tiveram resultado com tratamentos convencionais (aparelhos ortodônticos, placas de silicone ou fisioterapia), mas cuja gravidade do caso não demanda uma cirurgia aberta”, conclui o Dr. Igor Leitão Marques.

You may also read!

Nove ônibus zero, acessíveis, com ar-condicionado e wi-fi renovam frota do transporte público de São Caetano

São Caetano tem, em primeiro lugar, Tarifa Zero, transporte público gratuito, desde novembro de 2023. E agora, além disso, os

Read More...

Mais de 400 entidades de todo o Estado participam da Audiência Pública promovida pela Deputada Carla Morando e MACF

Mais de 400 entidades participaram da Audiência Pública para discutir o Programa Nota Fiscal Paulista, promovida pela deputada estadual

Read More...

Morando sanciona lei que torna obrigatória presença da GCM nas escolas municipais

Medida pioneira, criada pela Prefeitura de São Bernardo em abril de 2023, visa garantir a segurança na comunidade escolar

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu