Transformação digital, aliada à gestão de pessoas, impulsiona os negócios

In Economia On
- Updated

Pandemia intensificou investimento das empresas em tecnologia, mas o CEO da Prime Talent, David Braga, reforça que é o engajamento dos colaboradores que garante inovação e sucesso.

Um dos temas que ganhou ainda mais relevância em função da pandemia da Covid-19, sem dúvida, é a inovação, especialmente no que diz respeito à adoção de tecnologias. Novas necessidades surgiram, a exemplo da intensificação do trabalho remoto, e contribuíram para acelerar a chamada transformação digital. Nesse contexto, também cresce a importância das lideranças e da área de Recursos Humanos, que precisam desenvolver um projeto consistente de inserção do tema na cultura organizacional, além de capacitar e engajar os colaboradores. “A tecnologia é vital, mas é suporte, é apoio. Muito importante entender que são as pessoas que entregam os resultados”, pontua o CEO da Prime Talent, David Braga.

Ele observa que todo esse período desde o aparecimento do novo coronavírus mostrou que é possível aprimorar os resultados e a rentabilidade, além de impulsionar o negócio como um todo, por meio de processos mais dinâmicos e eficientes, apoiados pela tecnologia. Tanto é que uma pesquisa da Sambatech e Samba Digital com parceiros, no Brasil, aponta que 62,5% das empresas do país investirão, neste ano, entre 10% e 30% do total do seu faturamento em inovação. E 45,7% delas já estão em fase de implementação de estratégias digitais, enquanto apenas 9,6% não possuem tais planos. Do total, 54% das companhias estão revisando os processos ou jornadas, com foco em novas receitas.

Entretanto, essas ações somente serão realmente bem-sucedidas, se houver uma eficiente gestão de pessoas. “É preciso fazer a inclusão digital, criar formas para que os colaboradores tenham acesso a essas tecnologias, a informações sobre parcerias com startups, entre outros aspectos. Quem usa a tecnologia são as pessoas. São elas que promovem as inovações e as proposições”, destaca o executivo da Prime. Ele lembra que isso perpassa pela oferta de formações, capacitações e estímulo ao desenvolvimento das principais competências e habilidades (soft skills) relacionadas ao momento. “Tem um para casa grande aí para as empresas que querem se modificar, de fato, a fim de garantir a perenidade do negócio”, completa.

É fundamental, ainda, que a organização sinalize a inserção da transformação digital como parte da cultura. Ou seja, deixe transparente que, genuinamente, valoriza isso e qual a relevância desse processo. “Todas as áreas precisam estar conectadas e engajadas para sustentar a tomada de decisões estratégicas”, destaca Braga. Nesse sentido, não se pode esquecer que, para inovar, deve-se prezar pela diversidade, sobretudo de ideias.

Por fim, o profissional também tem o seu papel ao longo desse caminho, para que possa contribuir com a empresa, além de evoluir na forma como realiza suas atividades, tornando-se cada vez melhor. Entre as possibilidades, ele pode buscar novas informações, conhecer as tecnologias disponíveis para suas funções e acessar pesquisas que vão apoiá-lo na adaptação às mudanças e na entrega de resultados com mais agilidade, assertividade e qualidade.

Sobre a Prime Talent

A Prime Talent é uma empresa de busca e seleção de executivos de média e alta gestão, que atua em todos os setores da economia na América Latina, com escritórios em São Paulo e Belo Horizonte. Seu CEO, David Braga, já avaliou, ao longo de sua carreira, mais de 10 mil executivos, selecionando para clientes Latam. É também autor do livro “Contratado ou Demitido – só depende de você” e professor convidado da Fundação Dom Cabral (FDC) para matérias de gestão de pessoas. Além disso, exerce a função de embaixador da ChildFund, eleita, pelo quarto ano consecutivo, uma das 100 melhores ONGs do Brasil, que apoia crianças e adolescentes em extrema vulnerabilidade.

You may also read!

Mauá prorroga prazo da consulta pública para elaboração da LDO de 2025

A população poderá contribuir até 26 de abril para eleger as ações que deverão ser priorizadas no orçamento do

Read More...

Secretaria de Cultura investe em revitalização histórica de Centros Culturais de Diadema

Os Centros Culturais homenageiam, acima de tudo, Vladimir Herzog e Heleny Guariba, personalidades mortas durante os Anos de Chumbo Com

Read More...

Parque Guaraciaba recebe nova edição do Polifonia Urbana

Neste sábado (27.04), o Parque Guaraciaba, em Santo André, será palco de mais uma edição do projeto Polifonia Urbana. O

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu