Trabalho de educação em saúde de São Bernardo é premiado em congresso estadual

In ABCD, Saúde On
- Updated
Foto: Divulgação

Atividade “Cigarro Eletrônico: Tendência e Controvérsia”, desenvolvido por articulador do Núcleo de Vigilância ficou entre os 15 melhores de um total de 2.141 inscritos

Promover diálogo com estudantes de escolas públicas de São Bernardo sobre os riscos do cigarro eletrônico foi a temática de um dos trabalhos premiados no 38º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, promovido pelo Cosems/SP. O trabalho “Cigarro Eletrônico: Tendência e Controvérsias”, de autoria do articulador do Núcleo de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde de São Bernardo, José Ailton Alves de Oliveira, ganhou o prêmio David Capistrano e foi uma das 15 experiências reconhecidas por seu caráter transformador e impacto significativo. Foram inscritos 2.141 trabalhos.

Os trabalhos premiados no congresso irão representar o Estado na Mostra Nacional de Experiências Exitosas, que será realizado em junho pelo Ministério da Saúde.

Oliveira realizou o trabalho e co-autoria com outros servidores municipais. Foram desenvolvidas 15 atividades com alcance de aproximadamente 935 pessoas, entre estudantes do Ensino Fundamental II, ensino médio, professores e educandos em ONG. “O tema do cigarro eletrônico foi inserido nas ementas de aulas dos professores para trabalhar com os alunos em aulas regulares e atividades complementares. De acordo com os relatos da coordenação escolar, houve uma diminuição considerável de incidência de uso dos dispositivos no ambiente escolar”, detalha o projeto.

O Núcleo de Vigilância em Saúde é ligado ao Departamento de Proteção de Saúde e Vigilância da Secretaria de Saúde de São Bernardo. Oliveira, que é sociólogo e pós-graduado em gestão do SUS, atua dentro da UBS Planalto e destaca a importância da articulação entre ações de educação em saúde, vigilância e atenção primária. “Foi um trabalho árduo, que envolveu pesquisa, estudo, planejamento das atividades para estudantes de diferentes faixas etárias, mas foi um grande aprendizado e a certeza que estamos no caminho certo, tanto do ponto de vista de educar as pessoas em saúde, quanto na defesa do SUS”, afirmou.

IMPACTO – O articulador falou da satisfação profissional de ter o seu trabalho entre os 15 melhores do Congresso. “Uma emoção muito grande, ser premiado em um congresso da envergadura do Cosems, a gente fica muito feliz”, declarou. “Também pela importância do tema, os riscos do cigarro eletrônico é um tema emergente, sobre o qual os especialistas ainda não têm muitas informações, os impactos que isso gera na saúde pública a longo prazo, o desafio para os profissionais de saúde, então tudo isso me dá uma satisfação muito grande”, finalizou.

O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, destacou que o trabalho é uma mostra do valor dos profissionais da saúde, que permanecem estudando e se atualizando de maneira contínua. “Nós estamos muito orgulhosos por esse prêmio, os profissionais de saúde da nossa rede são verdadeiros heróis e esse reconhecimento é muito importante”, pontuou.

You may also read!

Papai Noel chega a Diadema no dia 14

Natal da Esperança preparado pela Prefeitura terá, além da apresentação do Bom Velhinho, árvore e vila de Natal e

Read More...

Mauá celebra 71 anos entre as 20 cidades do país mais bem avaliadas no acesso aos serviços de tratamento de esgoto

Com o indicador de 91% de tratamento de esgoto, Mauá já alcançou 10 anos antes as metas de universalização

Read More...

Fim da peregrinação: Deputada Ana Carolina Serra propõe lei para padronizar atendimento da mulher vítima de violência

Projeto de Lei nº 1197/2025 cria a Política Estadual de Atendimento, visando a concentrar serviços e garantir cuidado humanizado; PL

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu