Primeira Clínica Pública de Cannabis Medicinal do País muda vida de mãe e filho em Ribeirão Pires

In ABCD, Saúde On
Paula detalha a melhora do filho Ramon com o uso da cannabis medicinal- Foto: Leandro Teixeira/PMETRP

Paula e Ramon, moradores do Parque Aliança, estão, acima de tudo, entre as 59 famílias beneficiadas pelo óleo da Cannabis no primeiro mês de funcionamento

Ribeirão Pires tornou-se, por exemplo, a primeira cidade do Brasil a contar com uma clínica pública de tratamento com cannabis medicinal.

Neste sábado (19.04), a unidade da Prefeitura e da Associação Flor da Vida completa, portanto, o primeiro mês de funcionamento.

Além disso, já carrega histórias de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pelo tratamento.

Entre elas, Paula Tanaka, de 39 anos, moradora do Parque Aliança.

Seu filho Ramon, 4, está entre os 56 pacientes já em tratamento – no caso do menino para lidar com crises de epilepsia e TEA (Transtorno do Espectro Autista) nível 3.

Vale ressaltar que outras 81 pessoas tiveram cadastro realizado e seus casos estão em análise.

Tem prioridade, da mesma forma, moradores da cidade em maior situação de vulnerabilidade social.

Paula Tanaka detalha que, desde de bebê, Ramon apresentou sintomas de autismo e recebeu o diagnóstico cedo. Por conta das patologias, e dedicar a ficar 100% com o filho, Paula deixou de trabalhar e destacou o processo. “Desde o começo foi sempre um processo doloroso. O valor do frasco do medicamento era muito alto e sempre foi uma luta muito grande. Através da tia do Ramon, conheci a Clínica que mudou a minha vida”, destacou Paula.

Mudança significativa

Ramon está em tratamento com o óleo de cannabis fornecido pela Associação Flor da Vida há cerca de 20 dias.

“A gente vê já uma mudança significativa do Ramon, ele está mais concentrado, os terapeutas da escola estão falando que ele até parece outra criança, algumas crises são muito mais rápidas. Hoje, choro de alegria por ver ele bem”, finalizou a mãe.

A primeira clínica pública de cannabis do Brasil já conta com mais de 50 famílias realizando o tratamento

A Clínica Pública de Cannabis Medicinal de Ribeirão Pires está instalada em área concedida pela Prefeitura à Associação Flor da Vida, no Centro Ibrahim Alves de Lima – ao lado da Fábrica de Sal. No local, pacientes com prescrição médica feita por profissionais de saúde passam por avaliação psicológica, de assistente social e têm os pedidos avaliados por equipe especializada. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

São atendidos, por exemplo, pacientes com TEA, Alzheimer, Parkinson, fibromialgia e epilepsia.

Pioneirismo

Ribeirão Pires foi, em suma, a primeira cidade paulista a criar, em março de 2022, lei específica para implantação de Política Municipal de medicamentos formulados de derivado vegetal à base de canabidiol, em associação com outras substâncias canabinoides (Lei Municipal nº 6.737/22).

A legislação estipula, entre outros pontos, ações que possibilitem o diagnóstico e o tratamento de pacientes para os quais a cannabis medicinal possui eficácia comprovada, bem como, em conclusão, a promoção de políticas públicas de debate e fornecimento de informações a respeito do uso da medicina canábica.

You may also read!

Carla e Orlando Morando ampliam força política em Santo André com inauguração de comitê

Encontro realizado neste sábado (22), na Avenida Lino Jardim, reuniu apoiadores e importantes nomes da política andreense e marcou

Read More...

Jardim Nakamura, em Rio Grande da Serra, terá água e esgoto pela primeira vez em 30 anos

Trabalho de articulação do prefeito Akira Auriani junto ao Estado e à Sabesp avança para garantir saneamento básico à

Read More...

Prefeitura de Mauá lança marketplace gratuito para empreendedores do município

Rede Mauá chega para ampliar a visibilidade dos negócios locais e facilitar a conexão entre empreendedores e consumidores A Prefeitura

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu