Trabalhadores na Toyota aprovam reajuste de 10,42% e renovação das cláusulas sociais

In Sindical On
- Updated
Foto: Adonis Guerra

Negociação com o Sindicato garantiu ainda um vale alimentação e retorno da política de progressão salarial 

Em duas assembleias,na manhã e tarde de quarta-feira (29.09), trabalhadores na Toyota, em São Bernardo, aprovaram o acordo negociado entre o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a direção da fábrica.

Ele garantiu reajuste pela inflação integral, de 10,42%, inclusão de vale alimentação, além da renovação de todas as cláusulas sociais vigentes.

Também foi incluída no Acordo Coletivo de Trabalho a cláusula de preferência para contratação de trabalhadores vacinados, a partir de janeiro de 2022. 

O INPC de 10,42% será aplicado aos salários de forma retroativa, a partir de 1º de setembro. O vale alimentação será pago a partir de novembro.

“A conquista do vale alimentação é muito significativa, pois se trata de um ganho real. Diante do aumento do custo de vida, da alta nos alimentos, essa quantia vai aliviar um pouco o orçamento”, destacou o diretor administrativo dos Metalúrgicos do ABC, Wellington Messias Damasceno. 

Mobilização

O dirigente lembrou que, na negociação, a empresa apresentou reajuste menor, mas se reposicionou e, com a mobilização, foi possível chegar a um acordo melhor.

“A Toyota teve coerência, fez revisão dos números a partir do seu planejamento de produção e venda e valorizou o esforço dos trabalhadores, sobretudo no ano passado e em 2017. Assim, chegamos aos 10,42%”, disse, em resumo. 

Wellington frisou que em todas as discussões realizadas com a direção da fábrica, a pauta tem incluído também as formas de garantir o futuro da empresa em São Bernardo.

“Queremos discutir o futuro desta planta, se será uma fábrica de componentes, quais componentes vamos produzir e quais investimentos vamos receber. Também queremos debater o que pode ser feito para garantir empregos e gerar novos postos de trabalho. As conversas são feitas sempre tendo em mente que uma grande empresa aqui fortalece e estimula outras a estarem ou virem para a nossa região”, afirmou. 

Montadoras

Com a aprovação do acordo na Toyota, os Metalúrgicos do ABC finalizam, portanto, as negociações de campanha salarial com as montadoras neste ano.

Há cerca de 20 dias os trabalhadores aprovaram o acordo na Scania.

Já na Volks e Mercedes-Benz não houve negociações de campanha salarial neste ano.

Em ambas ainda estão em vigência, acima de tudo, os acordos de longa duração aprovados no ano passado.   

Demais empresas

A campanha salarial nas demais empresas da base segue conduzida pela FEM/CUT (Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos do Estado de SP).

Na segunda, a Federação protocolou o aviso de greve para os grupos G10 (Fiesp e outros) e o G10 Aeroespacial.

Há cinco anos esses grupos não fecham a Convenção Coletiva de Trabalho com a FEM.

O setor aeroespacial aceita, da mesma forma, o reajuste pelo INPC de 10,42%, mas a proposta foi rejeitada porque não houve acordo com relação às cláusulas sociais.

Já o G10 tradicional, além disso, não apresentou proposta.  

Os demais grupos que ainda não fecharam acordo neste ano – G2 (máquinas, aparelhos elétricos, eletrônicos), Siniem (estamparia) e Siamfesp (artefatos de metais não ferrosos) – continuam, portanto, em negociação com a FEM.  

You may also read!

Em Diadema ação contra enchentes já executou limpeza em mais de 495 bueiros

Foram retiradas das galerias toneladas de detritos, evitando que as águas das chuvas invadissem casas de munícipes em situação

Read More...

UBSs de Diadema abrem neste sábado (22) para vacinação contra a dengue

Imunização contra a doença em jovens de 10 a 14 anos é o destaque da ação; equipes de saúde

Read More...

Feira “Eu amo, eu adoto” disponibiliza 171 animais para adoção neste domingo

Evento acontece, acima de tudo, todo último domingo de cada mês, das 10h às 15h, na tenda azul do

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu