Quarteirão da Saúde de Diadema terá mutirão de vacinação contra a covid-19 neste sábado

In Saúde On
- Updated

DIA V de vacina vai ser mais uma oportunidade para os moradores de Diadema elegíveis para receber a primeira, segunda ou terceira dose do imunizante.

No sábado (2), acontece o DIA V de mobilização estadual para a aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 e Diadema vai aderir ao mutirão. O Quarteirão da Saúde estará aberto das 8h30 às 16h para realizar a vacinação. Já as UBS não estarão abertas nesse final de semana.

De acordo com Franciele Finfa da Silva, coordenadora da Vigilância em Saúde do município, Diadema decidiu ampliar ainda mais a iniciativa e liberar também as primeiras doses e doses de reforços com o intuito de facilitar o acesso da população ao imunizante, consequentemente, melhorar os indicadores municipal de cobertura vacinal. “Estamos sempre adotando estratégias para facilitar o acesso da população à vacina. No sábado passado abrimos todas as UBS e, nesse próximo, optamos por abrir o Quarteirão da Saúde com a presença de profissionais da Atenção Básica para o apoio e, com essa medida, vamos conseguir não só vacinar as pessoas que ainda precisam da segunda dose, mas também aqueles que por ventura precisam da primeira dose ou já estão elegíveis para a dose adicional, necessitando apenas comprovar a residência em Diadema e levar os documentos obrigatórios”.

No DIA V poderão ser vacinados com a primeira dose os jovens de 12 anos ou mais (com ou sem comorbidade), além dos demais contemplados nos grupos anteriores e que por algum motivo ainda não foram vacinados; pessoas aptas a tomarem a segunda dose (D2), inclusive as que já estão com a dose em atraso; ou ainda a terceira dose (D3) ou dose de reforço para os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, que receberam a segunda dose já mais de seis meses ou pessoas com doença imunossupressora, desde que a segunda dose (D2) tenha sido feita há pelo menos quatro semanas (28 dias).

Quem for ao Quarteirão da Saúde para se vacinar poderá fazer, voluntariamente, doações de alimentos e agasalhos para ajudar as famílias que estão situação de vulnerabilidade social.

DIA V

O DIA V é sinônimo de Vacinação, Vitória e retomada da Vida. É mais uma oportunidade para quem está com a 2ª dose atrasada concluir a imunização, intensificando a cobertura vacinal de todo o estado de São Paulo.

Quem poderá se vacinar no sábado (2):

1ª dose (D1): qualquer morador de Diadema acima de 12 anos (com ou sem comorbidades) e demais públicos elegíveis anteriormente.

2ª dose (D2): pessoas aptas a tomarem a segunda dose (D2), seja aquelas que estão com a dose em atraso ou as que tem D2 no prazo. Também está valendo para esse sábado (02), a antecipação da segunda dose da Pfizer (necessário 8 semanas, ou seja, 56 dias de intervalo mínimo entre a D1 e a D2). 

3ª dose (D3): Idosos com 60 anos ou mais que tenham tomado a segunda dose há pelo menos seis meses e pessoas com doença imunossupressora (desde que a segunda dose tenha sido feita há pelo menos 28 dias).

Documentos necessários:

1ª dose (D1): obrigatório apresentar um documento pessoal com foto (CNH ou RG), o Cadastro de Pessoa Física (CPF) – tanto a versão física, digital e/ou a declaração impressa do site da Receita Federal -, e o comprovante de endereço de Diadema (*) no próprio nome (ou carteirinha de matrícula da UBS). Também é necessário fazer o pré-cadastro no site: http://www.vacinaja.sp.gov.br.

2ª dose (D2): Em caso de segunda dose, é obrigatório apresentar um documento de identificação pessoal com foto (RG ou CNH), CPF, comprovante de endereço de Diadema no próprio nome (ou carteirinha de matrícula da UBS) e o comprovante da primeira dose aplicada em um dos postos do município de Diadema.

3ª dose (D3): Para receber a dose adicional, será necessário apresentar documento pessoal com foto (CNH ou RG), o Cadastro de Pessoa Física (CPF) – tanto a versão física, digital e/ou a declaração impressa do site da Receita Federal -, o comprovante de endereço de Diadema no próprio nome (ou carteirinha de matrícula da UBS) e o comprovante de vacinação com a D2 de Coronavac feita até o dia 31 de março.

(*) Se não houver um comprovante de endereço no nome da pessoa que irá se vacinar, poderão ser apresentados (de forma física ou digital), comprovante que esteja em nome dos pais, mas desde que seja apresentado junto um documento que comprove esse parentesco (como certidão de nascimento, RG, entre outros). Confira aqui os documentos que podem ser considerados como comprovantes de residência: http://www.diadema.sp.gov.br/covid/26838-vacinacao-covid-quais-documentos-valem-como-comprovante-de-residencia.

Quais são os critérios para imunização com D3 dos imunossuprimidos:

Considera-se pessoas com alto grau de imunossupressão indivíduos que possuam:

I – Imunodeficiência primária grave

II – Quimioterapia para câncer

III – Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras

IV – Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 < 200 cel/mm3

V – Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.

VI – Uso de drogas modificadoras da resposta imune *

* Drogas modificadores de resposta imune consideradas para fim de elegibilidade a dose adicional da vacina para pessoas imunossuprimidas: Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; 6- mercaptopurina; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira,adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte,Secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe).

VII – Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise)

VIII – Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Serviço:

DIA V de vacinação contra a covid-19

2 de outubro de 2021, sábado, das 8h30 às 16h

Local: Quarteirão da Saúde. Avenida Antonio Piranga, 700

You may also read!

Prorrogado até domingo (28.04) o Feirão de imóveis prontos da MBigucci

Com imóveis a partir de R$ 226 mil, condomínio e IPTU grátis por seis meses, o Feirão ocorre na

Read More...

Urologia da Medicina ABC inicia testes para estudo clínico sobre disfunção erétil

Dispositivo de empresa suíça será implantado em 20 pacientes com lesão medular; procedimentos são realizados no Hospital Estadual Mário

Read More...

Caixa paga parcela do Pé-de-Meia nesta sexta-feira (26.04)

A Caixa paga, nesta sexta-feira, 26 de abril, o Pé-de-Meia para os estudantes nascidos em março e abril. O incentivo

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu