Secretaria de Meio Ambiente entrega dois novos espaços do Programa Troca Verde em Mauá

In ABCD On
Prefeito, Marcelo Oliveira, confere a construção de canteiro elevado de alvenaria com plantio de espécie de nativas e ornamentais. Fotos: PMM

Localidades contempladas são Jardins Mauá e Itapark

Nesta quinta-feira (11.12), a Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com as secretarias de Assistência Social e Serviços Urbanos, da Prefeitura de Mauá, entregou, em primeiro lugar, dois novos pontos do programa Troca Verde.

O objetivo é promover, acima de tudo, a barganha de objetos recicláveis por ração de cães, gatos, ou ainda por alimentos.

Trata-se, em suma, de uma forma de preservar o meio ambiente e incentivar um ambiente mais limpo e saudável para a comunidade. 

O oitavo ponto do Troca Verde foi entregue, portanto, no Jardim Itapark, à rua Evaristo Basso, em frente à Escola Estadual Maria Cecília Pântano.

“O processo de implantação do programa teve ações de educação ambiental, revitalização e plantio de espécies nativas, promovendo um importante enriquecimento visual e do local, explicou o secretário, Reinaldo Soares de Araújo.

Já o nono espaço fica no Jardim Mauá, à rua Joaquim Chavasco, na calçada da Escola Estadual Clorinda Ciampitti Perrela.

Para que a comunidade adote a cultura da reciclagem, foram desenvolvidas pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente várias ações de educação ambiental porta a porta, panfletagem, apresentação e cadastramento do programa aos interessados, limpeza, remoção de lixeiras clandestinas, ampliação da coleta de resíduos sólidos, revitalização do entorno e paisagismo na calçada.

O programa Troca Verde já foi desenvolvido nos jardins Oratório, Éden, Kennedy, São Gabriel, Canadá, Zaíra e Paranavaí, desde junho de 2023. Desde então, cerca de 450 famílias participaram.

Somente de resíduos coletados, foram mais de uma tonelada trocada por 1400kg de alimentos e ração para animais domésticos.

Além de revitalizar a região dos pontos do Troca Verde, foi realizado o plantio de 51 árvores nativas.

Da mesma forma, foi construído canteiro elevado de alvenaria e houve o plantio de espécie de nativas e ornamentais.


You may also read!

Defesa Civil de Santo André firma parceria para desenvolver aplicativo de gestão em áreas de risco

GeoRisco Santo André, que será feito pelo Inteli, centraliza dados georreferenciados e vai agilizar a resposta emergencial em situações

Read More...

Confira o que abre e fecha em Santo André no feriado deste 7 de Setembro

Serviços essenciais serão mantidos em esquema de plantão A Prefeitura de Santo André informa que, devido ao feriado da Independência

Read More...

Passa por Ribeirão Pires no dia 13 a 27ª Volta Ciclística Internacional do Grande ABC

Prova reúne, acima de tudo, atletas brasileiros e estrangeiros e terá percurso de cerca de 130 quilômetros pelas sete

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu