Trabalhadores na Mercedes aprovam acordo que garante futuro da planta de São Bernardo

In ABCD, Sindical On
Fotos: Andris Bovo/SindMeralABC

Em assembleia neste sábado (12.11), na sede dos Metalúrgicos do ABC, trabalhadores na Mercedes-Benz aprovaram a proposta negociada entre o Sindicato e empresa.

Ela garante a redução do impacto da terceirização, anunciada pela montadora em setembro.

O acordo assegura, em primeiro lugar, a realocação e a requalificação de todos os trabalhadores nas áreas envolvidas e o futuro da planta de São Bernardo.

Para garantir a realocação será aberto, acima de tudo, um Plano de Demissão Voluntária (PDV) para todos os metalúrgicos na fábrica.

Estão aptos ao PDV, portanto, trabalhadores com, no mínimo, três anos de empresa.

O plano possui, por exemplo, uma parte fixa de 12 salários e uma parte variável, com um salário por ano trabalhado, até o teto de 22 salários.

Para trabalhadores já aposentados, haverá ainda um bônus de dois salários.

A negociação também assegurou a permanência do convênio médico até dezembro de 2023, independente da data de saída, e a permanência do vale-alimentação por 12 meses.

Haverá um calendário do processo, previsto para o primeiro semestre do próximo ano.

Relembrando fala

O presidente do Sindicato e CSE na Mercedes, Moisés Selerges, relembrou sua fala de 8 de setembro.

Foi em assembleia na montadora, após a empresa ter divulgado o boletim.

À época, ele disse que a Mercedes tem que aprender que nem sempre é como ela quer, assim como não é tudo como o Sindicato quer.

“Não fugimos da nossa responsabilidade, o sonho da Mercedes é que a fábrica fosse apenas uma montadora, não uma fabricante de veículos, mas isso também não é possível porque tem as vidas dos trabalhadores e das famílias em jogo. Para o Sindicato é importantíssimo que a planta de São Bernardo continue aqui e as negociações levaram isso em conta”, reforçou.

O diretor-executivo dos Metalúrgicos do ABC e CSE na Mercedes, Aroaldo Oliveira da Silva, resgatou o processo intenso de plenárias com os trabalhadores.

Destacou as mobilizações e negociações.

“O principal objetivo na construção do acordo foi garantir o futuro da fábrica e dos empregos, com planejamento e previsibilidade para as nossas vidas”, disse

E completou: “Queremos discutir o futuro, quais os próximos veículos a serem produzidos e o processo produtivo”.

Prazo determinado

Pelo acordo, os trabalhadores com contrato por prazo determinado terão, em conclusão, prioridade de contratação assim que houver a retomada do crescimento da produção.

You may also read!

Campanha chega à marca de 245 toneladas em doações de São Bernardo ao Rio Grande do Sul

Ajuda humanitária às vítimas da tragédia causada pelas chuvas é, em primeiro lugar, fruto da atuação conjunta envolvendo Prefeitura,

Read More...

São Bernardo dá novo passo e expande campanha de coleta seletiva aos condomínios

Em plano de educação ambiental, equipes farão trabalho de conscientização para atingir um terço da população da cidade que

Read More...

Maio Vermelho: Centro de Especialidades Odontológicas de Ribeirão Pires realiza diagnóstico de câncer bucal

Coordenadora do serviço da Prefeitura reforça, acima de tudo, importância do autoexame e também de procedimentos de rotina O Maio

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu