Trabalhadores da Mercedes conquistam reajuste de 7% em São Bernardo

In ABCD, Sindical On
- Updated
Foto: Adonis Guerra/SMABC

Metalúrgicos aprovam proposta válida por dois anos, com reposição da inflação e aumento real
Em assembleias realizadas nesta terça-feira (17), os trabalhadores na Mercedes-Benz, em São Bernardo, aprovaram a proposta negociada entre o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a montadora, válida por dois anos. Neste ano, o reajuste salarial será de 7%, sendo 5,32% referentes à reposição da inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), e 1,6% de aumento real, retroativos a 1º de maio, data-base dos metalúrgicos na empresa.
Para o ano que vem, já está garantida a reposição da inflação, mais 1% de aumento real.
O acordo também garante reajuste no vale-alimentação, que terá um aumento de 16,67% este ano, retroativo ao mês de maio, e, a partir de maio de 2026, um novo reajuste no mesmo valor. Além disso, as negociações garantiram a renovação das cláusulas sociais.
O presidente do Sindicato, Moisés Selerges, lembrou que as negociações nunca são fáceis, mas que a pauta levada à mesa é fruto da luta e da construção coletiva dos trabalhadores, com cláusulas econômicas e sociais fundamentais para garantir direitos e avançar nas conquistas.
“É sempre bom lembrar que, quando falamos de direitos do acordo coletivo, falamos de conquistas como as 40 horas semanais, controle de ponto e banco de horas — tudo fruto da luta dos trabalhadores e trabalhadoras”, afirmou.
O dirigente também destacou que uma das propostas apresentadas pelo Sindicato foi firmar um acordo com validade de dois anos, garantindo mais previsibilidade. “Isso permite que os trabalhadores e trabalhadoras tenham mais tranquilidade para organizar a vida, planejar seus compromissos, suas finanças e ter segurança sobre seus direitos no próximo período. ”
Na assembleia desta terça-feira, os trabalhadores também aprovaram a taxa negocial de 4% para não sócios do Sindicato. Quem se associar até o dia 17 de julho terá direito à devolução da taxa.
A fábrica de São Bernardo conta com cerca de 8 mil trabalhadores, sendo 6 mil na produção.

You may also read!

ABCD REAL – Número 100 – Agosto de 2026

ABCD REAL – Número 100 – Agosto de 2026

Read More...

Braskem contribui para fortalecer a governança do Polo Petroquímico do ABCD

Por meio do COFIP, companhia participa de fórum com diferentes setores em torno de temas como desenvolvimento, segurança, inovação

Read More...

Encontro reúne em Ribeirão Pires 62 empreendedoras e fortalece negócios liderados por mulheres

Palestra abordou comportamentos capazes de limitar o crescimento das empresas e apresentou estratégias para aprimorar gestão, planejamento e tomada

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu