Terceira Idade de São Caetano ganha novas cozinhas e ônibus para passeios culturais

In ABCD On
- Updated
Auricchio oferece Drive Thru à Terceira Idade. Foto: Letícia Teixeira, da PMSCS

Dois grandes projetos desenvolvidos pela Comtid (Coordenadoria Municipal da Terceira Idade) de São Caetano do Sul ganharam nesta quarta-feira (4/3) importantes e expressivos reforços. Ao Turismo na Maturidade foi entregue um novo ônibus para transportar os idosos para atividades culturais. Já dentro do programa Alimentando Corpo e Mente foram doados utensílios, mobiliário e eletrodomésticos para as cozinhas dos cinco CISEs (Centros Integrados de Saúde e Educação).

Tudo isso aconteceu graças às doações realizadas por empresas, que destinaram parte do Imposto de Renda para o Fundo Municipal de Idoso. Lorenzetti, Banco Alfa, Yakult e CVC Corp contribuíram para a aquisição do ônibus, enquanto a Comgás doou todos os equipamentos das cozinhas. Juntas somaram quase R$ 1,2 mi para ambas as iniciativas.

“Essa é a primeira vez na história que São Caetano recebe um conjunto de doações neste porte”, destacou o prefeito José Auricchio Júnior. “Ao longo dos anos, estruturamos fisicamente os CISEs, mas sabemos que, além de prédios, precisamos de conteúdo para proporcionar o envelhecimento com qualidade de vida. Agradecemos a todos os doadores pela confiança”, completou, ao destacar que a parceria com a iniciativa privada levará, em breve, academia aos CISEs.

De acordo com a coordenadora de Políticas Gerontológicas, Lucila Lorenzini, São Caetano faz parte dos 5% de municípios brasileiros aptos a receber recursos pelo Fundo Municipal do Idoso. “Em 2007, o Conselho Municipal do Idoso já tinha a Lei, mas a regulamentação só aconteceu em 2017. A partir daí, pudemos elaborar projetos para captar recursos e transformar em ações para a Terceira Idade. Isso nos torna referência para outras cidades.”

“Quem cuida dos idosos sabe o que faz e São Caetano é exemplo para o País”, disse em nome dos patrocinadores, Antonio Rao, do Banco Alfa.

TURISMO NA MATURIDADE

O novo ônibus tem capacidade para transportar até 36 pessoas e é totalmente acessível. Será usado para levar frequentadores dos CISEs e residentes em ILPIs (Instituições de Longa Permanência de Idosos) filantrópicas para atividades turísticas e culturais.

ALIMENTANDO CORPO E MENTE

Patrocinado 100% pela Comgás, possibilitou a aquisição de mesas, cadeiras, móveis planejados, utensílios domésticos e eletrodomésticos para os cinco CISEs. Nos espaços serão realizados cursos e palestras sobre alimentação saudável, por meio do Nutre&Ação Sênior.

You may also read!

Nove ônibus zero, acessíveis, com ar-condicionado e wi-fi renovam frota do transporte público de São Caetano

São Caetano tem, em primeiro lugar, Tarifa Zero, transporte público gratuito, desde novembro de 2023. E agora, além disso, os

Read More...

Mais de 400 entidades de todo o Estado participam da Audiência Pública promovida pela Deputada Carla Morando e MACF

Mais de 400 entidades participaram da Audiência Pública para discutir o Programa Nota Fiscal Paulista, promovida pela deputada estadual

Read More...

Morando sanciona lei que torna obrigatória presença da GCM nas escolas municipais

Medida pioneira, criada pela Prefeitura de São Bernardo em abril de 2023, visa garantir a segurança na comunidade escolar

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu