Tensão nervosa

In ABCD, Artigo On

Por Guttemberg Guarabyra*

Desde que soubera da fuga do bandido que ajudara a prender, não tivera mais sossego. Morando sozinha, assustava-se à noite com qualquer ruído que não conseguia identificar a origem. Contava apenas com a ajuda divina, uma vez que a polícia não a atendia mais, de tanto que já lhes havia importunado com seus alarmes infundados. No trabalho, constantemente nervosa, já não rendia o mesmo. Os patrões pacientemente esperavam que essa situação de medo e estresse passasse, para que a rotina do serviço voltasse ao normal. Porém, a cada dia estavam mais propensos a dispensar Maristela.

Numa noite de chuva, com ventos que produziam sons lamentosos e aterrorizantes, Maristela não conseguia dormir. O medo a fazia reconhecer em cada estalido o passo daquele cuja face ameaçadora não lhe saía da memória. Para tentar se acalmar, apanhou as duas almofadas da cadeira e colocou-as no chão diante do pequeno altar, como era costume fazer quando queria rezar. Ajoelhou-se. Mal se acomodou, o vento soprou tão forte que a fez levantar-se num salto, apavorada, tremendo e gritando sem controle.

A situação de total desgaste e tensão nervosa a tinha levado a declarar aos amigos que pensava até em se matar. Implorava a eles que tentassem trocar de papel com ela, que tentassem viver na pele dela por alguns minutos, para entender o que significava o pavor de se sentir seguida o tempo inteiro, apavorada com qualquer telefonema cujo interlocutor alegasse engano. De tão desequilibrada emocionalmente era incapaz de não se assustar quando alguém se dirigia a ela na rua ou simplesmente a tocava com o único intuito de pedir licença para passar, no ônibus. Queria que entendessem que, a viver assim, a morte seria um verdadeiro alívio.

Naquela noite, chamou de novo a polícia assim que a luz faltou inesperadamente. Antes de ligar, tinha procurado aflita por fósforos e velas e quase entrou em estado de choque ao verificar que não estavam no local em que habitualmente os guardava. Até que se lembrou de tê-los acomodado na mesinha de cabeceira, justamente para ficar mais fácil de localizá-los em caso de uma emergência. Depois de acender uma vela e telefonar, encolheu-se na cama sob os cobertores, torcendo para que os soldados chegassem logo.

Quando escutou a maçaneta da porta da frente sendo forçada, soltou, histérica, um agudo grito de socorro. Mas, ao ouvir a voz pedindo que se acalmasse e dizendo tratar-se da polícia, quase voou do meio das cobertas para receber a proteção tão aguardada. Muitas horas depois, quando a polícia de fato chegou, encontrou a porta aberta sem nenhum sinal de arrombamento. A moradora jazia ajoelhada, caída sobre o altar. Segurava entre as mãos uma arma apontada contra o peito e tinha ainda os dois polegares em posição de estar pressionando o gatilho. Ninguém jamais teve a menor dúvida de que o pavor e a amargura haviam, por fim, destruído a figura frágil e sensível de Maristela.

Música do dia

  • Guttemberg Nery Guarabyra Filho, ou Guttemberg Guarabyra, ou apenas Guarabyra, nascido em Barra, Vale do São Francisco, Interior da Bahia, músico, compositor, escritor e poeta brasileiro, cronista de ABCD REAL, publica, às segundas e sextas-feiras crônicas de seu livro “Teatro dos Esquecidos” e outras.
  • O livro pode ser adquirido pelo https://editorathoth.com.br/produto/teatro-dos-esquecidos/106
  • Esta crônica, por exemplo, “Tensão nervosa”, está nas páginas 217 e 218 dessa publicação imperdível.
  • Entre os maiores sucessos de Guarabyra como compositor e cantor estão as canções “Mestre Jonas” e “Outra Vez na Estrada” (ambas em parceria com Luiz Carlos Sá e Zé Rodrix), “Casaco Marrom” (com Renato Correa e Danilo Caymmi), “Sobradinho” (com Luiz Carlos Sá), “Espanhola” (com Fávio Venturini), “Dona” e muito mais. Escreveu O Outro Lado do Mundo e Teatro dos Esquecidos, além de inúmeras crônicas publicadas na grande imprensa, entre elas o Diário Popular.

 

You may also read!

Videomonitoramento da GCM flagra pichação em passarela no Centro de São Bernardo e responsável é multada em mais de R$ 9 mil

Sistema identificou a pichação na Passarela Rubens Pasin, no Paço Municipal; ocorrência foi enquadrada como crime ambiental e registrada

Read More...

Nascimento de 86 filhotes de tartaruga-marinha mobiliza Instituto Argonauta na Praia do Paúba, em São Sebastião

Com acompanhamento da equipe do PMP-BS/Instituto Argonauta, orientação técnica da Fundação Projeto TAMAR e apoio da SEMAM/Prefeitura Municipal de

Read More...

Atrações culturais e de lazer movimentam fim de semana em Ribeirão Pires

CarnaCultura no Parque Municipal Professor Luiz Carlos Grecco é, em primeiro lugar, destaque da programação gratuita Ribeirão Pires terá, acima

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu