Medida anunciada em encontro com professores garante, em primeiro lugar, retomada de direitos funcionais, válida para todos os servidores públicos
Professores, diretores e demais profissionais do Ensino Fundamental, além de estagiários da Educação Inclusiva, participaram nesta segunda-feira (02.02), portanto, do primeiro de uma série de encontros promovidos pela Secretaria de Educação de Diadema ao longo da semana.
A atividade foi realizada, em suma, no Centro Cultural Okinawa do Brasil e reuniu cerca de 900 educadores, nos períodos da manhã e da tarde.
O objetivo foi, acima de tudo, acolher os profissionais, fortalecer vínculos e iniciar o ano letivo com alinhamento e energia renovada.
O prefeito, Taka Yamauchi, esteve presente no encontro, destacou os principais avanços do primeiro ano de gestão.
Anunciou, além disso, decreto que garante efeitos imediatos do descongelamento de 583 dias da trajetória funcional, com validade a partir de janeiro.
Embora o anúncio tenha sido feito durante encontro com professores e profissionais da Educação, a medida é válida, da mesma forma, para todos os servidores públicos municipais, restabelecendo a contagem do período que havia sido congelado entre maio de 2020 e dezembro de 2021, durante a pandemia de Covid-19.
Na prática, o descongelamento permite que esse período volte a ser considerado para todos os direitos funcionais, como adicionais, biênios, quarta parte, licença-prêmio e progressões de carreira.
Direito assegurado
“Esse tempo volta a contar para tudo aquilo que é direito de vocês. É um reconhecimento concreto, com impacto real na vida funcional e na trajetória de cada servidor da Educação. Um investimento de mais de R$ 10 milhões, feito com responsabilidade, planejamento e, acima de tudo, respeito a quem dedicou sua vida ao serviço público e à educação de Diadema”, afirmou o prefeito.
O secretário municipal de Educação, Felipe Sigollo, apresentou um balanço das ações realizadas em 2025.
Mostrou, com destaque, os mais de R$ 10 milhões repassados diretamente às escolas, melhorias estruturais em diversas unidades e o anúncio de que, em 2026, outras 30 escolas da rede municipal passarão por reformas.
Também ressaltou avanços pedagógicos, como o fortalecimento da fluência leitora e da alfabetização.
Sem contar a adesão ao Compromisso Nacional Toda Matemática e ao Currículo Paulista, além da formação continuada como eixo permanente da gestão.
O encontro contou ainda com a palestra da pedagoga Lilian Bacich, doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano.
A especialista abordou o tema “Metodologia Ativa para uma Educação Transformadora”.
A proposta destaca práticas pedagógicas baseadas em projetos e atividades que estimulam criatividade, colaboração, pensamento crítico e comunicação, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes.
Os encontros com a rede municipal seguem ao longo da semana.
Envolvem profissionais da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), das redes direta e conveniada.
Isso, além de estagiários da Educação Integral e Inclusiva, participantes do programa Mães Protetoras, agentes de cozinha, agentes administrativos e agentes de apoio.
