Sustentabilidade e música embalam rotina de alunos nas escolas municipais de São Bernardo

In ABCD, Educação On
- Updated

Projeto Orquestra de Sucata estimula o reaproveitamento de materiais recicláveis para a produção de instrumentos musicais; oficinas são destinadas a estudantes dos 3ºs, 4ºs e 5ºs anos do Ensino Fundamental

Garrafas pet, galões de tinta, potes de margarina e baquetas. Resíduos que geralmente são descartados após o uso se tornam matéria-prima para o aprendizado nas escolas municipais de São Bernardo. Trata-se de oficinas do Projeto Orquestra de Sucata, cujo objetivo principal é conscientizar os estudantes e a comunidade escolar sobre a importância do reaproveitamento de materiais, utilizando itens que iriam para o lixo na construção de instrumentos, ao mesmo tempo em que trabalha a iniciação musical.

A oficina do educador musical Rubens Silva Gomes foi ainda mais especial nesta quarta-feira (17/5), data em que se comemora o Dia Mundial da Reciclagem. O espaço de troca de aprendizados foi a EMEB Pedra de Carvalho, no bairro Planalto. “Não é preciso um instrumento musical caro para fazer música. A música está no nosso dia a dia. Nossa oficina trabalha desde o cuidado com o meio ambiente até a audição, a percepção musical, a coordenação motora, o trabalho em equipe”, destaca.

Os alunos do 4º ano revelam que as oficinas são ótima oportunidade para desenvolverem habilidades que sequer conheciam ter, além de entender que a reciclagem ajuda a proteger o planeta. “Se a gente usar a criatividade, consegue fazer coisas bem legais. Eu faço até brinquedos com os potinhos de danone. Nas aulas, fico mais inspirado”, comenta Arthur Mota Arcanjo, 9 anos.

Já a estudante Isabela Victoria Bueno, 10 anos, comenta que é muito interessante aprender a fazer música. “Eu não imaginava que saberia tocar um instrumento e teria ritmo. É muito legal participar das oficinas com os meus colegas e saber que a gente está ajudando o meio ambiente”, diz. Para a pequena Maria Fernanda Tenório, 9 anos, as oficinas foram um estímulo extra para que ela procurasse aulas de violão. “Gosto muito de música”, acrescenta.

A professora da turma, docente da rede municipal de educação de São Bernardo há 23 anos, Viviane Brito diz que a temática ambiental está presente na sala de aula diariamente. “Essa união entre música e reciclagem é ótima. Além de incentivar o ritmo, o ânimo para as aulas, a participação e o compartilhamento com os colegas, as oficinas estimulam a sustentabilidade e o reaproveitamento. As crianças se tornam multiplicadoras, já que levam para as casas e comunidade todo esse aprendizado”, comenta.

*SOBRE O PROJETO –* O Projeto Orquestra de Sucata é fruto de parceria entre a Prefeitura de São Bernardo e a Toyota do Brasil e consiste em duas ações: oficinas musicais em unidades escolares a estudantes dos 3ºs, 4ºs e 5ºs anos do Ensino Fundamental do Programa Educar Mais, além de apresentações musicais da Orquestra de Sucata para os alunos.

“Por meio da música e da sustentabilidade, é possível construir realidades sustentáveis, visando um planeta limpo, além de provocar nos alunos um olhar diferenciado em relação aos materiais que descartamos diariamente, despertar a importância do consumo consciente, do trabalho em equipe e incentivar a correta separação do lixo”, ressalta a secretária de Educação de São Bernardo, Silvia Donnini.


Fotos: PMSBC

You may also read!

Santo André cria portal com serviços e produtos de MEIs

Microempreendedores Individuais podem, portanto, cadastrar-se no portal gratuitamente Ser, em primeiro lugar, uma vitrine para os produtos e serviços de

Read More...

Inaugurada a Runner Fit São Bernardo, no Rudge Ramos

Joaquim Alessi Com duas lindas Porsches vermelhas estrategicamente estacionadas à porta e muitas máquinas lá dentro, foi inaugurada neste sábado

Read More...

Prefeito Orlando Morando entrega revitalização completa da Praça dos Meninos

Marco histórico do bairro Rudge Ramos foi reinaugurado com espaço todo reformado, mas sem perder as características que o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu