Uma das questões emergentes no mundo do futebol foi tema de estudo, em primeiro lugar, na 21ª Carta de Conjuntura da USCS – Universidade de São Caetano do Sul.
O professor e ex-vereador Edgar Nobrega e o advogado Marcel Camilo trataram do tema, portanto, na publicação apresentada pela Universidade em 23 de março.
Marcel Camilo, especialista em questões esportivas afirmou “Trouxemos para o debate um tema que tem chamado a atenção da sociedade e especialmente dos amantes do futebol as SAFs – Sociedade Anônimas do Futebol porque esta questão tem materializado novas oportunidades diante das crises que impactam diretamente o mercado esportivo”… E o Doutor Marcel prossegue dizendo: “Esperamos com este ensaio contribuir para qualificar o debate especialmente em relação aos impactos das crises da economia e dos modelos de gestão no mundo do futebol”.
Reflexão
Neste momento é muito provável que o brilhante trabalho possa lançar um pouco de luz sobre este complexo tema.
O Economista e Professor Edgar Nobrega lembra: que “as crises da economia e dos modelos de gestão colocam lenha nesta fogueira, motivo pelo qual trouxemos este debate para a Carta de Conjuntura da USCS”.
O tema das SAFs ganhou muita relevância depois que a diretoria do Cruzeiro anunciou no dia 18 de dezembro passado que Ronaldo “Fenômeno” passará a ser o acionista majoritário da SAF – Sociedade Anônima de Futebol que comandará o clube a partir de 2022.
A notícia caiu como uma bomba no mercado esportivo nacional e amplificou o debate sobre as novas formas de gestão do futebol.
O estudo apresentado por Marcel Camilo e Edgar Nóbrega deixam claro que as SAF´s de fato podem ser uma boa alternativa para o atual momento que atravessa o mundo do futebol, no entanto alertar de maneira correta para os riscos de que esta possibilidade se transforme em uma solução mágica, uma panaceia, o que seria um grave equívoco.
É fato que o denso artigo pode contribuir diretamente com o debate e consiga de alguma maneira ajudar dirigentes e profissionais do mundo do futebol a encontrar as melhores soluções para os atuais dramas relacionados aos problemas de gestão ao mesmo tempo em que consigam equacionar problemas da cena econômica nacional.
Os autores
Marcel Ferraz Camilo, Bacharel em Direito pela PUC/SP, Titular da Camilo Martinez Sociedade de Advogados, Atua no meio do esporte como gestor esportivo e na área jurídica, Vice Presidente TJD/SP do Atletismo – 2012/ 2016, Presidente TJD/SP do Atletismo – 2016/ 2018, Auditor STJD da Ginástica – 2016/20. Advogado das famílias das vítimas do acidente aéreo da Chapecoense.
Professor Edgar Nóbrega – Economista, mestre em economia e Doutor em ciência política, professor universitário durante 25 anos em diversas instituições entre as quais Faculdade Paulista de Serviço Social São Caetano do Sul, Universidade Metodista de São Paulo, Consultor de empresas e organizações sociais e presidente da empresa Rumo Desenvolvimento.