Educação de Mauá mobiliza rede municipal em grande ação de leitura neste sábado

In ABCD, Cultura, Educação On
- Updated
Projeto busca fortalecer a cultura leitora no município. Foto: Divulgação/PMM

Projeto Movimento do Livro e Leitura estimula, em suma, o pensamento crítico, a criatividade e o desenvolvimento integral dos estudantes

A Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promove neste sábado (11.04), em primeiro lugar, uma ação do Movimento do Livro e Leitura.

Tal iniciativa reforça, por exemplo, o compromisso da rede com a formação de leitores e a valorização da literatura.

O projeto é desenvolvido ao longo de todo o ano letivo, com atividades integradas ao currículo e aos projetos pedagógicos das unidades.

A proposta busca ampliar o acesso à leitura, incentivar a produção textual, valorizar autores locais e fortalecer a cultura leitora no município.

Neste sábado, porém, a iniciativa ganha destaque especial: todas as 48 escolas municipais realizarão, simultaneamente, atividades voltadas à leitura e à expressão cultural.

A mobilização reunirá práticas como contação de histórias, rodas de leitura, apresentações artísticas, produções textuais e ações interativas, abordando temas como diversidade social, cultural e étnico-racial, além de questões de gênero. Familiares e a comunidade também estão convidados a participar.

A ação reforça a leitura como prática permanente no ambiente escolar, estimulando o pensamento crítico, a criatividade e o desenvolvimento integral dos estudantes, da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Entre os resultados esperados estão o fortalecimento do hábito de leitura, a melhoria da aprendizagem, a ampliação do repertório cultural e o maior envolvimento das famílias no processo educativo.

“Com essa iniciativa, Mauá reafirma sua identidade como território educativo e leitor, promovendo a leitura como um direito cultural e instrumento essencial para a formação cidadã”, destaca o secretário de Educação, Gilmar Silvério.

A programação ocorre ao longo de todo o dia, com cronograma definido por cada unidade escolar.

You may also read!

Escritora andreense Maristela Prado lança ‘Das ondas do rádio para o palco da vida’, seu segundo livro

Escritora e cronista, a andreense Maristela Prado lança neste sábado (23.05) seu segundo livro, na Casa da Palavra, Praça

Read More...

Heitor Werneck critica falta de patrocínio para eventos LGBT

Produtor cultural alerta que eventos LGBT estão sofrendo perdas operacionais por falta de patrocínio de empresas que se declaram

Read More...

Ribeirão Pires fatura dois ouros e uma prata no 33º Troféu Brasil de Karatê Interestilos

Município foi representado por atletas da WKO Shinkyokushin Ribeirão Pires em uma das maiores competições da modalidade no País,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu