COOP fecha 2021 com faturamento total de R$ 2,6 bilhões, anuncia novo CEO e segue com foco no ABCD

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Valle passa a caneta a Mattos. Fotos: Divulgação/MP & Rossi Comunicações

A pandemia e as incertezas econômicas, com forte retração de renda – seja pela atividade econômica em contração ou pelo efeito inflacionário –, foram, em primeiro lugar, marcantes em 2021.

O setor supermercadista foi, acima de tudo, um dos segmentos que mais sentiram as consequências.

Dados da consultoria de varejo NielsenIQ revelam, da mesma forma: no ano passado houve crescimento de 1,1% no fornecimento total dos supermercados grandes.

Isso significa que, descontada a inflação, houve, portanto, forte retração nos volumes vendidos, associada à busca por produtos de menor valor agregado. 

No período, a Coop apresentou crescimento de 1,4% no fornecimento total e fechou o exercício com faturamento de R$ 2.655.635, envolvendo 113 unidades de negócios.

Cooperados ficarão com R$ 12 milhões

As sobras, a ser destinadas aos cooperados, de forma proporcional a suas aquisições, são de R$ 12 milhões.

Os dados do balanço financeiro e social foram divulgados, portanto, durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO) nesta quarta-feira (30.03).

O negócio Supermercado participa do faturamento bruto com 79,8%, Posto de Combustíveis com 1,3% e Drogaria com 18,9%.

Grande destaque

Este último negócio tem merecido grande destaque dentro da rede Coop.

Apresentou crescimento de 12,4% sobre 2020, ganhou 23 novas unidades no ano passado e hoje está presente em 23 cidades do estado de São Paulo. 

Ao longo de 2021, a Coop trabalhou forte, por exemplo, a digitalização dos negócios Drogaria e Supermercado.

O comércio eletrônico deverá se manter em ritmo acelerado ao longo de 2022.

A necessidade de abastecimento dos lares, minimizando o contato físico, impulsionada pela persistência da pandemia, resultou num crescimento sustentado de mais de 5 vezes sobre o ano anterior e num salto de 45 vezes sobre a base de 2019.

No ano passado, houve mais de 138 mil novas associações, um crescimento de 5% sobre o ano anterior, acumulando 658 mil associações ao longo dos últimos 10 anos.

Aproximadamente 950 mil cooperados realizaram compras nas unidades, num total de mais de 1 milhão de clientes que fizeram compras nas lojas Coop em 2021.

Só para se ter ideia, no período, foram vendidas cerca de 5,5 mil toneladas de pães; mais de 13,6 mil toneladas de carnes e mais de 18,9 milhões de litros de leite, e 31,9 milhões de compras foram registradas nos checkouts da rede.

Responsabilidade social

As preocupações com as questões ESG estão no DNA da Coop, pautadas em seus princípios cooperativistas e trabalhadas fortemente para que suas operações sejam realizadas com responsabilidade.

Um compromisso acima de tudo levado a sério desde sua fundação. 

Sustentabilidade

Por meio da plataforma de sustentabilidade Coop Faz Bem, a rede realizou no ano passado diversos patrocínios a instituições beneficentes, por meio de leis de incentivo fiscal; mantém programas e ações relacionados à saúde e bem-estar dos cooperados, colaboradores e comunidades atendidas e, por meio do Programa de Apoio às Entidades, direcionou recursos da ordem de R$ 540 mil para projetos e ações de instituições que atendem assistidos em vulnerabilidade social. 

Também estão nesse guarda-chuva os programas Troco do Bem e Revista Coop, que em 2021 repassaram R$ 688 mil à Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do Estado de São Paulo.

Bancos de Alimentos

Para os bancos de alimentos de Santo André, Diadema e de outras no Interior, o volume doado de alimentos chegou, acima de tudo, a 567 toneladas.

Além disso, outras 271 toneladas foram para o programa de segurança alimentar e nutricional Mesa Brasil.

No braço que cuida da preservação ambiental, a Coop implantou no ano passado, em cinco lojas, estações da Molécoola.

Trata-se de uma startup que opera a logística reversa pós-consumo.

Além de possuir áreas específicas para descarte de óleo de cozinha usado, lâmpadas, pilhas e baterias, medicamentos e eletroeletrônicos de pequeno porte.

Colaboradores

Para o seu público interno, foram destinadas 95.567 horas de treinamento e, como forma de contribuir para a formação acadêmica, a Coop promoveu o ingresso de 36 balconistas e dermoconsultores no curso superior de Farmácia, contemplando essa turma com uma bolsa de estudos com cobertura de 70% do valor da formação de quatro anos na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

O incentivo inovador à graduação, que integra o programa Aprender a Crescer, faz parte dos investimentos que visam impulsionar o desenvolvimento de carreira dos colaboradores. 

Novo CEO
Durante a AGO também foi apresentado, da mesma forma, Pedro Luiz Ferreira de Mattos, o novo diretor-geral da Coop.

Ele assume nesta sexta-feira (31.03), em substituição a Marcio Valle, à frente da presidência da Diretoria Executiva por 9 anos. 

A jornada de Pedro Mattos na Coop teve início em 2001, ao ser eleito membro do Conselho de Administração.

Ocupou a posição paralelamente ao seu trabalho na Rhodia até 2017, quando foi convidado a integrar a Diretoria Executiva da Coop na área de Administração e Finanças & CDO.

Uma proposta que já adiantava, da mesma forma, uma transição futura, ainda que sem data marcada.

Ao aceitar o convite, ele deixou uma carreira consolidada de 44 anos na Rhodia, que começou aos 14 anos de idade.

Ela foi encerrada na cadeira de vice-presidente financeiro para a América Latina da Rhodia-Solvay. 

Sobre a Coop

Atualmente, a Coop possui mais de 900 mil cooperados ativos , 31 lojas de supermercado.

Delas, 23 no ABCD, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba e duas em Tatuí.

Além disso, três postos de combustíveis e 78 drogarias em operação.

Por ser cooperativa, o principal objetivo é, acima de tudo, oferecer os melhores serviços a preços justos.

Além, em conclusão, de reverter benefícios aos cooperados e à comunidade.

Site: https://www.portalcoop.com.br

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