Smart Sanca ajuda a localizar calopsita desaparecida em São Caetano

In ABCD On
- Updated

Paixão da vida de Gabriela Lentulo, 39 anos, moradora de São Caetano, a calopsita Romeu Totó foi a protagonista de uma história cheia de reviravoltas e que teve desfecho positivo graças ao Smart Sanca – Centro de Inteligência, Segurança e Emergências da Prefeitura.

Romeu fugiu da residência de Gabriela e só foi resgatado, em primeiro lugar, graças à atuação de inteligência e integração com a Polícia Civil.

Em 7 de agosto, portanto, a calopsita fugiu da casa onde Gabriela mora com a mãe, Albertina Scoditti Lentulo, 82 anos, na Rua Major Carlo Del Prete, região central da cidade.

Romeu, 5 anos de idade, voou, por exemplo, diretamente para a grade da entrada do Atende Fácil Saúde, na esquina da Avenida Senador Roberto Simonsen com a Avenida Goiás.

Novo voo e fuga

Um senhor avistou a calopsita e tentou capturá-la com uma caixa de papelão, mas novamente a ave escapou.

Ela foi, além disso, em direção à Delegacia Sede de São Caetano e pousou embaixo de um HB20 de um casal que estava no distrito policial para registrar uma ocorrência. Antes de irem embora, os dois avistaram a calopsita e conseguiram resgatá-la.

O casal levou o bicho para a residência, já em São Paulo. Foi então que o Smart Sanca entrou em ação. Gabriela acionou o serviço de inteligência pelo número 0800 7000 156 e contou o caso. As equipes do Smart Sanca monitoraram as imagens ao redor. Viram o senhor tentando resgatar Romeu do gradil do Atende Fácil e também avistaram o casal encontrando a ave embaixo do carro.

Com o sistema de leitura de placas veiculares e auxílio da Polícia Civil, os operadores do Smart Sanca chegaram ao endereço onde Romeu estava. A tutora foi chamada durante a semana para acompanhar os trabalhos de investigação e ficou impressionada com a qualidade da imagem e da atuação dos agentes do equipamento.

Após contato da Polícia, o casal devolveu a calopsita para Gabriela nesta sexta-feira (22/.8).

Agradecimento

A moradora de São Caetano, que trabalha vendendo cachorro quente para pagar a faculdade de Direito, não conteve as lágrimas.

“Eu só posso agradecer o trabalho incrível para achar o Romeu. De fora, não fazemos ideia do que é o Smart Sanca. A pessoa achou o Romeu dentro do carro, em cima do painel, com o veículo todo com insulfilm. Quando mostraram (o vídeo) eu vi que era o Romeu”, comentou Gabriela. “Faltam palavras para agradecer. Se não fosse o Smart Sanca eu não teria achado o Romeu.”

Quem também não escondeu a felicidade, da mesma forma, foi dona Albertina, mãe de Gabriela.

“Deus abençoe todos que colaboraram para encontrar o Romeu. A gente não dormia de noite, esperando o Romeu voltar. Rezamos bastante e contamos com ajuda de todos aqui”, disse, em conclusão.


Fotos: Ricardo Quiles e Divulgação/PMSCS

You may also read!

Inovação digital na gastronomia é tema de evento no Parque Tecnológico de Santo André

Programa “Prepara Gastronomia”, promovido pelo Sebrae-SP, acontecerá nesta terça (31.03), das 8h30 às 12h30; inscrições estão abertas O Parque Tecnológico

Read More...

Ibama declara pirarucu espécie invasora e libera abate do peixe fora da Bacia Amazônica

Medida atinge, por exemplo, bacias hidrográficas de diversas regiões onde o animal foi introduzido pelo ser humano O Instituto Brasileiro

Read More...

CBC Run reúne 1.600 atletas em Ribeirão Pires

Evento esportivo integrou, acima de tudo, as comemorações do aniversário da cidade, arrecadou alimentos e premiou equipes de destaque A

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu