Parada LGBTQIA+ de Santo André destaca o envelhecimento e a inclusão da terceira idade

In ABCD On
- Updated

Evento acontece neste domingo e traz o tema “Envelhecer, Memória, Resistência e Futuro”

Neste domingo (24.08) será realizada em Santo André a 25ª Parada do Orgulho LGBTQIA+. Com concentração a partir das 11h no Parque Prefeito Celso Daniel, o evento, que tem apoio institucional da Prefeitura de Santo André, traz como tema “Envelhecer, Memória, Resistência e Futuro”, para colocar em evidência os desafios e a inclusão da terceira idade LGBTQIA+.

Além da manifestação nas ruas, a Prefeitura de Santo André tem intensificado as ações de inclusão para este público. Na última quinta-feira (21), a Secretaria de Saúde realizou o 1º Workshop da Diversidade – Encontro da Inclusão do SUS, para discutir um atendimento mais humanizado. No dia 27 de junho, uma roda de conversa foi realizada com foco na empregabilidade de pessoas LGBTQIA+ acima de 50 anos.

De acordo com Marcelo Gil, organizador do evento e responsável pelo Departamento de Diversidade da Secretaria de Relações Políticas e Institucionais, o tema é urgente e necessário. “Na terceira idade, a população LGBTQIA+ enfrenta preconceito, solidão, exclusão social e dificuldades de acesso aos serviços de saúde. Muitas pessoas são forçadas a voltar ao armário e acabam vivendo sem redes de apoio ou vínculos familiares. Isso impacta diretamente na saúde mental e pode levar à depressão. É fundamental que o poder público garanta políticas de acolhimento e espaços de pertencimento”, destacou.

Um marco importante será a Segunda Retificação de Nome Social e Gênero, que acontece no dia 30 de agosto em parceria com a Defensoria Pública e apoio da ONG ABCD’S.

A 25ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ contará com um palco com diversas atrações para o público. Entre os nomes confirmados estão as artistas Drag Tiffany, Kah Santos e Allana Prado, além de DJs como Aline Bonno, Carlos Aquino, Feedmali, Gaio Fernandes e Philipe Stuart.

O evento terá apresentações de Deborahs Top, Diego Spears e Kakah Morenah, e shows de Ka-Dim, Rilary, Pyetra Dipoldi, Magister, Jotta Moura e Anna Luiza, com participação especial da Márcia Pantera.

O evento é organizado pela ONG ABCD’S, com apoio institucional da Prefeitura de Santo André, do Governo do Estado de São Paulo, além de sindicatos, coletivos culturais e empresas parceiras.

Foto: Helber Aggio/PSA

You may also read!

Ligações irregulares de esgoto próximo ao Parque Central na mira da Prefeitura

Vistorias constataram imóveis que direcionam esgoto doméstico para a rede destinada exclusivamente ao escoamento de águas de chuva Equipes da

Read More...

Ribeirão Pires: Observatório da Cultura Indígena promove imersão e aprendizado em escola municipal do Parque do Governador

Atividade com crianças de 0 a 5 anos na Escola Municipal Professora Mabel Cunha valoriza diversidade cultural por meio

Read More...

Casa do Trabalhador de Mauá tem 102 vagas com salários de até R$ 4.464,76

A Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria de Trabalho, Renda e Empreendedorismo, está com 102 vagas de emprego

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu