Sistema Fast Track estará em toda rede 24 horas de Diadema

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Fotos: André Baldini/PMD

Novo fluxo de pacientes, iniciado na UPA Centro, vai diminuir o tempo de espera para casos mais leves; previsão é que os quatro serviços da rede da urgência contarão com o sistema até o final do ano

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro de Diadema passa a contar, em primeiro lugar, com novo sistema de fluxo de pacientes: o Fast Track.

Trata-se, acima de tudo, de uma estratégia de atendimento mais rápido para casos leves e de baixa complexidade, com consultório e sala de medicação acoplada.

Com isso, é possível otimizar o fluxo, diminuir o tempo de espera e liberar os recursos da Unidade de Saúde, bem como equipe técnica, para casos mais graves e/ou complexos.

O anúncio foi feito, portanto, pelo prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, em visita à Unidade, nesta sexta-feira (31.10).

Acompanhado do secretário municipal de Saúde, Antônio Carlos Nascimento, seu adjunto, Gustavo Tomaz, e representantes da Câmara de Diadema, o prefeito visitou as instalações e conversou, além disso, com pessoas que passavam em atendimento e seus acompanhantes.

“O Fast Track representa uma modernização importante no atendimento de urgência e emergência em Diadema. Mais do que acelerar o processo, o objetivo é organizar o fluxo, garantir acolhimento qualificado e direcionar cada paciente para o atendimento mais adequado. Com essa mudança, estamos melhorando a gestão dentro das unidades e oferecendo um serviço mais ágil e humanizado à população”, declarou, em resumo, Taka.

Como funciona

Após retirar a senha, o paciente é direcionado para o setor da Classificação de Risco.

De acordo com os sintomas apresentados é classificado por cores de acordo com protocolo de Manchester, ou seja, vermelho para emergência e atendimento imediato; amarelo sendo urgente; e verde e azul, considerados mais simples como dores de cabeça ou garganta e que podem aguardar um pouco mais para o atendimento.

Agora, para aproximadamente 80% dos casos considerados leves, esse fluxo vai proporcionar um atendimento mais rápido.

Assim, haverá maior celeridade na fila, direcionando o paciente a um consultório médico próprio para esta modalidade de atendimento.

Ele é avaliado, medicado e reavaliado novamente antes da alta médica.

Segundo o secretário de Saúde, Antônio Carlos do Nascimento, “a proposta tem a meta de diminuição do tempo de espera em 80% dos casos, variando de acordo com a sazonalidade”.

Rede

A previsão é que o sistema seja estendido a todos os serviços 24 horas de urgência e emergência da rede como Unidades de Pronto Atendimento e Hospital Municipal.

O Pronto Atendimento Paineiras, que está em reforma e ampliação para UPA, também passará a contar com o sistema após a entrega do novo serviço, previsto para dezembro deste ano.

Serviço:

Hospital Municipal Diadema. Avenida Piraporinha, 1.682 – Piraporinha.
Pronto Atendimento – Eldorado. Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 288 – Eldorado.
Pronto Atendimento – Paineiras. Rua Javari, 635 – Jardim Paineiras.
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro. Rua Tiradentes, 100 (ao lado do Quarteirão da Saúde) – Centro.

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