Em novembro, Carreta da Mamografia percorre 10 UBSs de São Bernardo

In ABCD, Saúde On
- Updated
Divulgação/PMSBC

Equipamento vai realizar, além disso, atendimentos em dois sábados neste mês, dias 8 e 29; mulheres de 40 a 74 anos não precisam de pedido médico

A Carreta da Mamografia, equipamento da Secretaria de Saúde de São Bernardo que realiza o exame sem necessidade de agendamento e/ou pedido médico para mulheres de 40 a 74 anos, vai percorrer, acima de tudo, 10 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade ao longo do mês.

Além disso, o equipamento irá efetuar atendimentos em dois sábados neste mês, dias 8 e 29, das 10h às 14h.

São Bernardo foi a primeira cidade do País, portanto, a adotar a recomendação da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), que recomenda a realização do exame para rastreio do câncer de mama a partir dos 40 anos e até os 74.

A faixa etária anterior era de 50 a 69 anos, deixando de fora mulheres mais jovens e mais idosas, que representam mais de 25% dos casos diagnosticados.

O prefeito Marcelo Lima reforça a importância dos exames preventivos para os cuidados da saúde. “Quando nós decidimos ampliar a faixa etária para a realização dos exames de rastreio, a gente tomou essa decisão apostando na prevenção, na proteção das vidas, para diagnosticar o quanto antes qualquer alteração”, assinalou, em resumo.

O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, convocou as mulheres da cidade que tenham feito o exame há mais de um ano para que atualizem seus cuidados.

“Esse é um investimento importante na preservação da vida das mulheres. São Bernardo saiu na frente. Atualmente, o Ministério da Saúde também ampliou a faixa etária e essa é a certeza de que estamos no caminho certo”, disse, em suma.

São realizados, em conclusão, até 64 exames por dia.

Confira abaixo o cronograma da Carreta da Mamografia em novembro (sujeito a alterações).

3 de novembro (segunda-feira)

UBS Montanhão

Estrada do Montanhão, 413 – Montanhão

4 de novembro (terça-feira)

UBS Selecta

Rua Oswaldo Stuchi, s/nº – Pq. Selecta

5 de novembro (quarta-feira)

UBS Vila Euclides

Rua Anunciata Gobbi, 165 – Vila Euclides

6 e 7 de novembro (quinta e sexta-feira)

UBS Ipê

Rua Lago da Mangueira, 329 – Bairro Dos Casa

8 de novembro (sábado)

Paço Municipal

Praça Samuel Sabatini, 50 – Centro (10hs às 14h)

10 de novembro (segunda-feira)

UBS Vila São Pedro II

Rua Santo Antônio, 300 – Montanhão

11 e 12 de novembro (terça e quarta-feira)

UBS Farina

Rua Maria Joséfa Mendes, 15 – Jardim Farina

13 e 14 de novembro (quinta e sexta-feira)

UBS São Pedro

Rua da Comunidade, 100 – Vila São Pedro

17 de novembro (segunda-feira)

UBS Santa Cruz

Rua Hugo Vieira Pinto, 423 – Santa Cruz

18 de novembro (terça-feira)

UBS Ferrazópolis

Rua Fernando Ferrari, 449 – Ferrazópolis

19 de novembro (quarta-feira)

UBS Calux

Rua André Rosa Coppini, 121

24 a 29 de novembro (segunda a sábado)

Paço Municipal

Praça Samuel Sabatini, 50 – Centro (10hs às 14h)

You may also read!

Defesa Civil de Santo André firma parceria para desenvolver aplicativo de gestão em áreas de risco

GeoRisco Santo André, que será feito pelo Inteli, centraliza dados georreferenciados e vai agilizar a resposta emergencial em situações

Read More...

Confira o que abre e fecha em Santo André no feriado deste 7 de Setembro

Serviços essenciais serão mantidos em esquema de plantão A Prefeitura de Santo André informa que, devido ao feriado da Independência

Read More...

Passa por Ribeirão Pires no dia 13 a 27ª Volta Ciclística Internacional do Grande ABC

Prova reúne, acima de tudo, atletas brasileiros e estrangeiros e terá percurso de cerca de 130 quilômetros pelas sete

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu