Sinfônica de Santo André realiza concertos com solistas do Ubuntu Ensemble no fim de semana

In ABCD, Cultura On
Foto: Eduardo Merlino/PMSA

Neste mês de maio, a Orquestra Sinfônica de Santo André (Ossa), com a regência do maestro Abel Rocha, contará com a participação do Ubuntu Ensemble, coletivo formado por músicos de câmara negros de diversas regiões do país, nas apresentações deste sábado (25), às 19h30, e no domingo (26), às 11h, no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes. As apresentações são gratuitas e serão arrecadadas doações em favor das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, que serão destinadas ao Fundo Social de Solidariedade.

O concerto começa com A Abertura Festiva, obra escrita pelo compositor brasileiro Mozart Camargo Guarnieri. Na composição é possível identificar a brasilidade de Guarnieri, que adota o uso de melodias e instrumentos de percussão tipicamente brasileiros. Paulista, filho de músicos, Guarnieri compôs a obra no início dos anos 70, para abrir a temporada da Filarmônica de São Paulo.

Na sequência, a Orquestra convida os dois solistas do Ubuntu para atuarem junto à Ossa na interpretação da Sinfonia Concertante, de Mozart, desta vez o compositor austríaco. O Duo Ubuntu é formado por Iberê Carvalho, chefe do naipe de violas da Sinfônica de Santo André, e pelo violinista Uiler Moreira.

O Coletivo Ubuntu, criado em 2020, é formado por músicos unidos pela paixão pela música de câmara – a música erudita composta para um pequeno grupo de instrumentos ou vozes que tradicionalmente podiam acomodar-se nas câmaras de um palácio – e pelo incentivo ao destaque para a diversidade e excelência dos músicos pretos na música erudita.

Para encerrar o programa, a Sinfônica de Santo André apresenta uma das mais importantes sinfonias de toda a história da música: a grandiosa Sinfonia no. 4 em Fá Menor de Tchaikovsky. A composição será interpretada seguindo a forma tradicional em quatro movimentos. No primeiro movimento, a sinfonia abre com o naipe de metais anunciando o tema do destino, um tema majestoso e ao mesmo tempo trágico, que retornará no último movimento da obra.

O segundo movimento da sinfonia representa, segundo palavras de Tchaikovsky, os momentos de solitude, onde pensamos no passado, numa combinação de memórias e sentimentos melancólicos. De atmosfera mais leve, no terceiro movimento, as cordas deixam o arco de lado e tocam todo o movimento apenas com as pontas dos dedos – o chamado Pizzicatto – levando a sinfonia para um quarto e último movimento virtuoso, onde o tema do destino será apresentado novamente, mas desta vez em meio a uma aura mais otimista, encerrando a sinfonia de forma esperançosa e triunfal.

Serviço

Concerto de maio da Orquestra Sinfônica de Santo André

Data: 25.5 (sábado), às 19h30, e 26.5 (domingo), às 11h

Local: Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes

Endereço: Rua Senador Flaquer, 110 – Centro

Ingressos: entrada por ordem de chegada. Serão arrecadadas doações em favor das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul (água mineral, itens de cesta básica, fraldas, itens de higiene pessoal, itens de limpeza e rações para pet)


| Texto: Paola Zanei
apmzanei@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142
| Fotos: Eduardo Merlino/PSA

You may also read!

Tite prorroga contrato de 200 Mães Acolhedoras em São Caetano

O prefeito de São Caetano do Sul, Tite Campanella, anunciou nesta segunda-feira (20.01), no Teatro Paulo Machado de Carvalho,

Read More...

Jardim Pajussara ganha rede de água encanada

11.500 pessoas serão beneficiadas com a ligação gradual da água na região A comunidade do Jardim Pajussara, em Mauá, agora

Read More...

Ribeirão Pires realiza 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente com conversas sobre emergência climática

Sociedade civil, gestores públicos e especialistas se reuniram para debater a emergência climática e propor ações para mitigar os

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu