Setor Inclusão se reinventa com iniciativas online durante a pandemia

In ABCD On
- Updated

Em tempos de pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, e a necessidade de ficar em casa para evitar a propagação da doença e o colapso do sistema de saúde, o Setor Inclusão da Diocese de Santo André se reinventa para continuar o trabalho de evangelização das pessoas com deficiência, por meio de atividades online como transmissões de missas com intérpretes de libras e aulas virtuais com os alunos dos cursos da Diocese.

No Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, neste 24 de abril, o assessor diocesano do Setor Inclusão, Pe. Cláudio Pereira Santos, que também é administrador paroquial da Igreja Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no Bairro Ferrazópolis, em São Bernardo do Campo, destaca durante bate-papo com a reportagem Diocese de Santo André sobre as adaptações e iniciativas durante o período de quarentena.

Padre Cláudio, satisfação recebê-lo para um bate-papo e conversarmos sobre como o Setor Inclusão está se reinventando nestes tempos de pandemia.

É um prazer conversar com vocês e falar um pouco sobre as experiências do Setor Inclusão nestes tempos de pandemia Covid-19. Gosto de dizer que este tempo é um tempo de esperança. Um tempo propício para nos unirmos mais ainda. E com o Setor Inclusão não está sendo diferente.

Seguindo mandato de Jesus de evangelizar, de anunciar a Boa Nova a todos os povos, o Setor Inclusão não parou. Nós continuamos, é claro, com as devidas adaptações, mas prosseguimos com as nossas atividades.

Conte-nos mais sobre como está sendo o processo de adaptação?

Para manter o conteúdo teórico de libras estamos utilizando o Google Classroom. É uma plataforma, um recurso que nós temos para estudar os sinais em libras. Nós temos a Bianca. Ela é surda e professora do Curso de Libras da nossa Diocese. Ela já organizou alguns horários para um bate-papo virtual com os alunos do curso, para que não fiquem dispersos e continuem se aprofundando na Língua Brasileira de Sinais.

Temos vários interpretes espalhados por toda a nossa diocese e eles já se organizaram também para auxiliá-la. E também se relacionando com interpretes do Brasil para fazer uma experiencia de intercâmbio, de troca de conhecimentos e informações, através do MME (Mãos que Evangelizam).

Quais os desafios e iniciativas importantes neste período de isolamento social?

O nosso pedido é para que os intérpretes se organizem aos domingos, pois as missas estão sendo transmitidas virtualmente, através das lives no Facebook e no Youtube. Enfim, nas várias plataformas de redes sociais. Alguns já tomaram a iniciativa e estão interpretando nessas missas. Procurem o seu pároco e participe dessa ação conosco.

Inclusive, alguns tiveram uma iniciativa, por conta do isolamento social, de gravar vídeos fazendo a interpretação de libras, de suas próprias casas. Coloca na transmissão a missa que está sendo transmitida, posiciona a câmara e vai interpretando. Tem sido uma ação muito positiva, bem como algumas transmissões oficiais do bispo Dom Pedro e a Benção Urbi et Orbi concedida pelo Papa Francisco também tiveram interpretação de libras.

Padre Cláudio, deixe uma mensagem a todos os diocesanos?

Pois bem, continuaremos fazendo tudo que está ao nosso alcance neste tempo de pandemia, a fim de manter essa frequência, esse contato para que a ovelhas não se dispersem. Uma benção especial para todos e todas. Que Deus abençoe e Nossa Senhora interceda por nós.

You may also read!

Nove ônibus zero, acessíveis, com ar-condicionado e wi-fi renovam frota do transporte público de São Caetano

São Caetano tem, em primeiro lugar, Tarifa Zero, transporte público gratuito, desde novembro de 2023. E agora, além disso, os

Read More...

Mais de 400 entidades de todo o Estado participam da Audiência Pública promovida pela Deputada Carla Morando e MACF

Mais de 400 entidades participaram da Audiência Pública para discutir o Programa Nota Fiscal Paulista, promovida pela deputada estadual

Read More...

Morando sanciona lei que torna obrigatória presença da GCM nas escolas municipais

Medida pioneira, criada pela Prefeitura de São Bernardo em abril de 2023, visa garantir a segurança na comunidade escolar

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu