Benedito Mariano informou que já aumentou rondas na unidade da região central, mas pediu que alunos façam BO para traçar estratégias para o local
O secretário de Segurança Cidadã de Diadema, Benedito Mariano, e o secretário adjunto da pasta, Antônio Fonseca, recepcionaram na manhã desta terça-feira a direção do campus Diadema da Unifesp para ouvir demandas da instituição sobre o aumento da sensação de segurança do prédio universitário localizado na região central da cidade.
Nas últimas semanas, a Secretaria de Segurança Cidadã recebeu informações sobre assaltos nos arredores da Unifesp. O encontro com o vice-diretor acadêmico da universidade, Wagner Batista, e o diretor administrativo João Carlos Alves Duarte teve como objetivo traçar a estratégia de segurança para a região.
“É importante o registro da ocorrência. É por meio do BO que as forças de segurança estabelecem estratégias efetivas para coibir as ocorrências”, disse Mariano. “Soubemos das reclamações dos alunos e já adotamos ações para melhorar a sensação de segurança de imediato. Mas os registros são importantes para a gente mapear a situação. Na Operação Bairro Seguro, que percorremos os centros comerciais de bairros, temos pedido muito isso aos comerciantes também.”
Desde domingo (22), viaturas da GCM foram destacadas para rondas próximas à Unifesp. Essa estratégia será reforçada, com utilização de motocicletas da guarda. Também foi definida a intensificação da presença da GCM em horário de entrada e saída de alunos, em especial na parte da noite. Reunião com a PM, para trabalho em conjunto, foi agendada para que haja uma força-tarefa para resolver a situação.
Mariano informou os representantes da Unifesp que a região será contemplada com um dos 25 totens de segurança que a administração vai adquirir como nova etapa da estratégia de segurança pública no município. Cada totem tem cerca de 4 metros de altura, com câmeras interligadas a um sistema de videomonitoramento e botão de acionamento em ocorrências. Essa tática tem coletado bons resultados na cidade de Cotia, na Região Metropolitana, e em municípios do Paraná.
“O governo Filippi tem uma linha de prevenção, com rondas, a presença da GCM nas ruas, monitoramento e inteligência. Essa linha já trouxe resultados exitosos com relação aos pancadões. A gente mapeou os pontos, destacamos nossos agentes previamente e há uma intervenção antes do pancadão acontecer, sem conflito”, destacou o secretário.
Batista e Duarte avisaram que, ainda nesta semana, haverá reunião com os alunos e irão reforçar a necessidade da confecção dos BOs. A Unifesp em Diadema possui 3.500 alunos (entre graduação e pós-graduação) e 500 funcionários (entre docentes, servidores administrativos e terceirizados). Além do campus no Centro, a universidade possui a unidade José de Filippi, no Eldorado.