Secretário anuncia medidas para coibir o crime na Rua Coimbra, em Diadema

In ABCD On
- Updated
Foto: Igor Andrade/PMD
Planejamento envolve totens com câmeras de alta definição e monitoramento 24 horas
 

Em atenção às demandas da população, autoridades da Secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura de Diadema se reuniram com moradores e síndicos da Rua Coimbra e entorno, na região central, para anunciar medidas que visam aumentar a segurança do local.

O encontro reuniu, em um condomínio da rua, o secretário da pasta de Segurança Cidadã, Benedito Mariano, o secretário adjunto, Antônio Fonseca, moradores e representantes de condomínios. Foi o segundo encontro realizado, o primeiro ocorreu na sede da secretaria de Segurança.

O secretário anunciou que a pasta prevê a implementação na rua de um totem com seis câmeras em alta definição e monitoramento 24 horas com capacidade de registrar cenas em um raio de até 1 km. O dispositivo deverá conter também um botão de emergência, que, se acionado, permitiria a imediata comunicação de delitos.

De acordo com o secretário, a previsão é que o totem seja instalado até o final de setembro, prazo que poderá variar a depender dos trâmites burocráticos para a aquisição do aparelho. Além dele, outros 24 totens estão previstos para a cidade, mas o da Rua Coimbra deverá ser o único, segundo Benedito, a ser instalado em área residencial.

Outra ação, ainda em estudo, é a implementação de uma barreira para impedir que motocicletas circulem por uma viela, o que dificultaria eventuais fugas de moto. Medida já em curso é a intensificação das rondas da Guarda Civil Municipal, que contribuem para a prevenção de crimes.

“Eu já havia recebido essa comunidade, os representantes dos condomínios, e eles falaram da situação. Depois disso, intensificamos o policiamento da Guarda Civil Municipal, o que eles já perceberam. E essa é uma das áreas onde vamos colocar um totem de segurança. Vamos deixar a região muito mais segura”.

O secretário reforçou aos presentes que é fundamental que as vítimas de assalto façam boletim de ocorrência, pois do contrário os crimes não entrarão nas estatísticas e não serão devidamente investigados pela Polícia Civil. “Insistimos para os síndicos orientarem os moradores nos grupos de WhatsApp a registrar boletim de ocorrência. Só se vai ter condições de analisar uma área a partir dos registros, ou seja, se não tem ocorrência de furto no sistema, vai aparecer que é uma área que não tem muito furto”, disse.

Para Marcelo Souza, síndico e morador, a reunião foi positiva, ainda mais que ele relata insegurança na rua desde que se mudou para lá, há 18 anos. “Foi o único secretário que veio nos receber. Isso mostra a preocupação com os moradores.” Para Gilberto Chuler, síndico em um condomínio da rua, o encontro foi “sensacional”. Agora, diz, espera que todas as medidas sejam implementadas e que a situação melhore na região.

Alguns dos presentes sugeriram ainda mudanças no trânsito, como transformar um semáforo em amarelo piscante e colocar a via em mão dupla, apontamentos que o secretário disse que irá encaminhar para análise pela Secretaria de Mobilidade e Transportes.

You may also read!

Duas plataformas da Nova Estação entram em operação neste final de semana em Mauá

A partir deste sábado (30.03), sete linhas passam a ocupar, em primeiro lugar, as plataformas recém-concluídas. Agentes da SMU vão

Read More...

Jovem relata estupro após participar de evento no Projeto Meninos e Meninas de Rua

Motorista de 25 anos foi encontrada desacordada nas dependências do Poupatempo após ter participado da Batalha da Matrix, na

Read More...

Richarlison fala sobre como a depressão quase acabou com a sua carreira

Técnicas multidisciplinares têm sido usadas, em primeiro lugar, para ajudar jogadores a lidar não só com a saúde física,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu