Secretário anuncia medidas para coibir o crime na Rua Coimbra, em Diadema

In ABCD On
- Updated
Foto: Igor Andrade/PMD
Planejamento envolve totens com câmeras de alta definição e monitoramento 24 horas
 

Em atenção às demandas da população, autoridades da Secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura de Diadema se reuniram com moradores e síndicos da Rua Coimbra e entorno, na região central, para anunciar medidas que visam aumentar a segurança do local.

O encontro reuniu, em um condomínio da rua, o secretário da pasta de Segurança Cidadã, Benedito Mariano, o secretário adjunto, Antônio Fonseca, moradores e representantes de condomínios. Foi o segundo encontro realizado, o primeiro ocorreu na sede da secretaria de Segurança.

O secretário anunciou que a pasta prevê a implementação na rua de um totem com seis câmeras em alta definição e monitoramento 24 horas com capacidade de registrar cenas em um raio de até 1 km. O dispositivo deverá conter também um botão de emergência, que, se acionado, permitiria a imediata comunicação de delitos.

De acordo com o secretário, a previsão é que o totem seja instalado até o final de setembro, prazo que poderá variar a depender dos trâmites burocráticos para a aquisição do aparelho. Além dele, outros 24 totens estão previstos para a cidade, mas o da Rua Coimbra deverá ser o único, segundo Benedito, a ser instalado em área residencial.

Outra ação, ainda em estudo, é a implementação de uma barreira para impedir que motocicletas circulem por uma viela, o que dificultaria eventuais fugas de moto. Medida já em curso é a intensificação das rondas da Guarda Civil Municipal, que contribuem para a prevenção de crimes.

“Eu já havia recebido essa comunidade, os representantes dos condomínios, e eles falaram da situação. Depois disso, intensificamos o policiamento da Guarda Civil Municipal, o que eles já perceberam. E essa é uma das áreas onde vamos colocar um totem de segurança. Vamos deixar a região muito mais segura”.

O secretário reforçou aos presentes que é fundamental que as vítimas de assalto façam boletim de ocorrência, pois do contrário os crimes não entrarão nas estatísticas e não serão devidamente investigados pela Polícia Civil. “Insistimos para os síndicos orientarem os moradores nos grupos de WhatsApp a registrar boletim de ocorrência. Só se vai ter condições de analisar uma área a partir dos registros, ou seja, se não tem ocorrência de furto no sistema, vai aparecer que é uma área que não tem muito furto”, disse.

Para Marcelo Souza, síndico e morador, a reunião foi positiva, ainda mais que ele relata insegurança na rua desde que se mudou para lá, há 18 anos. “Foi o único secretário que veio nos receber. Isso mostra a preocupação com os moradores.” Para Gilberto Chuler, síndico em um condomínio da rua, o encontro foi “sensacional”. Agora, diz, espera que todas as medidas sejam implementadas e que a situação melhore na região.

Alguns dos presentes sugeriram ainda mudanças no trânsito, como transformar um semáforo em amarelo piscante e colocar a via em mão dupla, apontamentos que o secretário disse que irá encaminhar para análise pela Secretaria de Mobilidade e Transportes.

You may also read!

Prefeito Marcelo Lima visita na Irlanda os 20 alunos em intercâmbio do Conecta São Bernardo

Estudantes do Ensino Médio da rede pública beneficiados pelo inédito programa, criado pela gestão municipal, estão em Dublin desde

Read More...

Campanha de doação reforça compromisso da Unipar com comunidades onde atua

Iniciativa mobilizou colaboradores e moradores em Cubatão, Santo André e Camaçari e beneficiará diversas instituições sociais A Unipar concluiu mais

Read More...

Muito mais que frango com polenta: Festival Gastronômico ‘Sabores da Gente’ convida restaurantes a reforçar cultura culinária de São Bernardo

Evento terá foco em mostrar a pluralidade gastronômica da cidade, oferecendo desconto de, no mínimo, 25%; estabelecimentos podem se

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu