São Paulo teve indústria nuclear, revela jornalista com fotos e documentos em livro

In ABCD, Canto do Joca On

Um verdadeiro livro-reportagem, “Cobaias da radiação”, escrito pela jornalista Tania Malheiros, e com prefácios dos seus colegas André Trigueiro e Cristina Serra, revela com fotos e documentos inéditos a história da primeira instalação industrial nuclear brasileira, nas décadas de 40 e 50, em São Paulo.

O lançamento do livro, seguido de debate, será nesta segunda-feira (2404), às 18 horas, na Câmara Municipal de São Paulo.

Em seu livro “Cobaias da Radiação – a história não contada da marcha nuclear brasileira e de quem ela deixou para trás”, Tania Malheiros imprime a história da indústria nuclear Orquima, no Brooklin, São Paulo, sucedida pela Usina de Santo Amaro (USAM) da Nuclemon e Indústrias Nucleares do Brasil (INB), que deixou um rastro de mortos, desaparecidos e doentes com a exploração da mão-de-obra operária, cujas vítimas, ignoradas pelo Estado, são as “cobaias da radiação”.

Tania Malheiros é jornalista e escreve sobre energia nuclear desde 1986. Seus primeiros furos nessa área foram na Folha de São Paulo.

Depois, passou pelo jornal O Estado de São Paulo, O Globo e no Jornal do Brasil, sempre cobrindo o mesmo tema.

Ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo na categoria Científica, Tecnológica e Ecológica. Atualmente escreve para o seu blog, principalmente para a área nuclear.

Para Tania é uma honra ter seu livro prefaciado pelos jornalistas Cristina Serra e André Trigueiro.  “Honra que levarei por toda a vida”, comenta a autora.

Cobaias da Radiação

Tania conta como a indústria da morte foi criada, como se estabeleceu e fechou, após denúncia que fez em 1990, publicada nos Jornais O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde, que resultou em processo movido pela fiscal do Trabalho, Fernanda Giannasi, e o Sindicato dos Químicos.

Depoimentos emocionantes de algumas das vítimas e familiares dos operários mortos dão a dimensão do sofrimento e de quanto eles foram enganados pelos empregadores, durante décadas. Foram quatro anos de pesquisas e entrevistas, até a finalização da obra.

“O livro se propõe a jogar luz sobre um dos maiores crimes de exploração de mão-de-obra operária ocorrido no Brasil”. Espero que possa contribuir para que se faça justiça com as vítimas e representantes dos mortos”, comenta Tania Malheiros

Em São Paulo, o lançamento tem o apoio do presidente do Sindicato dos Químicos, vereador Hélio Rodrigues, e contará com a participação de fundadores e integrantes da Associação Nacional dos Trabalhadores na Produção Nuclear (ANTPEN), protagonistas do livro.

Das 19h30 até às 21h30, haverá debate sobre a questão nuclear brasileira.

Em São Paulo, a aquisição da obra está sendo feita de forma antecipada, pelo PIX: 21 996015849. Não haverá venda no local.

André Trigueiro

“Uma história que permaneceria desconhecida, fossilizada na linha do tempo, não fosse o interesse da autora em procurar pessoalmente as cobaias da radiação para ouvir os seus relatos, testemunhar suas dores e as terríveis sequelas e mutilações que sofreram. Tania compartilha documentos originais, mapas e fotos que explicitam o absurdo. Os fatos apurados pela jornalista denunciam a irresponsabilidade de sucessivas administrações que negligenciaram a necessária remediação dos danos causados à saúde humana e ao meio ambiente. É inacreditável que esse passivo socioambiental permaneça impune. É inacreditável que qualquer projeto, sob qualquer pretexto, enseje tamanha desumanidade”, escreveu André Trigueiro em seu prefácio.

Cristina Serra

“Era uma história obscura, de tenebrosas transações, e que poucos ganharam muito dinheiro enquanto centenas de operários adoeceram e/ou morreram. Pessoas de suas famílias também foram contaminadas, já que as roupas dos trabalhadores eram lavadas em casa. Ainda hoje, os trabalhadores lutam na Justiça para ter direito a um plano de saúde que lhes garanta uma assistência minimamente decente. (…) a Orquima deixou um enorme passivo ambiental em estoques de material radioativo sujeitos à ação do tempo e do descaso. O relato sobre a indústria da morte é um capítulo vergonhoso e revoltante da história da energia nuclear no Brasil. Tania Malheiros reconstitui com obstinação e rigor, um crime de lesa-humanidade. E crimes de lesa-humanidade não prescrevem. Seu livro é um pungente libelo por Justiça”, escreveu a jornalista Cristina Serra em seu prefácio.

Serviço

Lançamento do livro: “Cobaias da Radiação – a história não contada da marcha nuclear brasileira e de quem ela deixou para trás”
Data: 24 de abril de 2023
Horário: às 18 horas
Local: Câmara Municipal de São Paulo
Endereço: Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista – SP,  Sala Oscar Pedroso Horta – 1º subsolo

You may also read!

Ribeirão Pires promove manhã de bem-estar com atividades de Reiki e Yoga

Evento gratuito no Parque Municipal Prof. Luiz Carlos Grecco reuniu cerca de 100 participantes mesmo com manhã chuvosa e

Read More...

Carnaval de São Paulo se consolida e movimento garante faturamento de R$ 4 bilhões para o Turismo

Balanço parcial da Federação de Hotéis e Restaurantes do Estado de São Paulo (Fhoresp) estima, em primeiro lugar, injeção

Read More...

GCM de São Bernardo embarga construção por movimentação irregular de terra no Montanhão após denúncia

Obra foi paralisada e responsável terá 48 horas para retirar entulho e aguardar, além disso, autorização da Secretaria de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu