São Caetano é pioneira no ABCD com sensor de glicose para diabéticos de 4 a 17 anos

In ABCD, Educação, Saúde On

Joaquim Alessi

O prefeito José Auricchio Júnior lançou nesta segunda-feira (04.09) o programa Diabetes Sob Controle em São Caetano do Sul.

Foram entregues sensores de glicose a crianças de 4 a 17 anos, insulino-dependentes, moradoras do município e cadastradas no Programa Estratégia Saúde da Família.

Trata-se, em primeiro lugar, de ação inédita na região dentro das políticas públicas voltadas à Saúde, Educação e responsabilidade docual

O equipamento monitora a glicose, com um sensor colado no braço do paciente e permite a leitura através de leitor ou aplicativo de celular.

“Um programa que integra saúde e educação, auxiliando educadores e pais no controle do diabetes de forma contínua, durante 24 horas, sem a necessidade de furar o dedo do paciente para monitorar a glicose. Sem dúvida, trará mais qualidade às nossas crianças e jovens e mais tranquilidade aos pais e professores. Mais importante que a medição isolada, o equipamento armazena a curva glicêmica gerando relatórios para que os médicos tenham uma análise precisa de até 90 dias”, explicou, em resumo, Auricchio.

Ao passar o leitor pelo dispositivo, o paciente terá o histórico glicêmico das últimas 8 horas e uma seta de tendência mostrando se a glicose está subindo, baixando ou mudando lentamente.

“A escolha do grupo atendido (crianças de 4 a 17 anos) foi baseada em estudos que indicam essa faixa etária como prioritária. O controle do diabetes na infância está diretamente ligado ao desenvolvimento neurológico e ao crescimento. Além disso, o controle nessa faixa etária é mais difícil, devido às variações de glicemia (hipoglicemia e hiperglicemia). As crianças que desenvolvem a doença em idade precoce serão adultos diabéticos, convivendo mais tempo com a doença, com mais risco de complicações crônicas, se não houver controle adequado”, explicou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

O sensor instalado diretamente na pele é trocado a cada 14 dias. Uma vez por mês, o paciente vai até a farmácia de dispensação, no Atende Fácil Saúde, e leva o leitor para que os dados sejam transferidos para o sistema. O médico do paciente terá acesso a essa plataforma de qualquer localidade com todos os relatórios. Caso o paciente esteja fazendo o uso do aplicativo de celular, as informações sobem automaticamente para nuvem e o médico também terá acesso. “Um instrumento que certamente vai facilitar a vida das crianças e estudantes, que lidam diariamente com a doença. Muitas crianças passam o dia todo na escola e o aparelho vai facilitar o controle de professores garantindo mais segurança, qualidade e agilidade na tomada de decisões”, afirmou a secretária de Educação, Minéa Fratelli.

Claudia Lopes da Silva, mãe de Giovanna (14 anos), ficou encantada com a tecnologia. “Isso vai mudar a vida da minha filha e a minha também. Os dedinhos dela estão constantemente roxos de tanto furar. Agora, ela terá mais liberdade e eu, mais tranquilidade”, comemorou.

Uma educadora em diabetes capacitou todos os pais e alunos, logo após o lançamento do evento. No mês de julho, a capacitação foi realizada com 335 pessoas, entre educadores (diretores e coordenadores do ensino infantil, fundamental e médio) e equipes da Atenção Básica (auxiliares e técnicos de enfermagem, enfermeiros, pediatras e médicos da ESF, nutricionistas e Agentes Comunitários de Saúde), para entenderem o funcionamento do dispositivo e auxiliarem as crianças envolvidas no programa.

A entrada no programa é feita pela UBS referência da criança e o acompanhamento será feito pelo endocrinopediatra na USCA (Unidade de Saúde da Criança e do Adolescente) ou no CTNEN (Centro de Triagem Neonatal e Estimulação Neurossensorial).

O grupo monitorado participará de 12 rodas de conversa com a educadora especialista em diabetes com temas variados como: automonitoramento, alimentação saudável, tempo no alvo, importância dos medicamentos, contagem de carboidratos, plataformas digitais, adaptação saudável, conscientização sobre diabetes, mitos e verdades, diabetes na infância, entre outros.

You may also read!

Dia Mundial da Reciclagem registra avanço na proteção ambiental e geração de renda em Mauá

Valores demonstram, em primeiro lugar, que população aderiu ao programa Recicla Mauá Nesta sexta-feira (17.05) é comemorado o Dia Mundial

Read More...

Ramalhão pronto para o Clássico do ABCD contra o Água Santa

Tudo pronto, em primeiro lugar, para o Clássico do ABCD! O Santo André finalizou na manhã desta sexta-feira (17.05), no

Read More...

Campanha chega à marca de 245 toneladas em doações de São Bernardo ao Rio Grande do Sul

Ajuda humanitária às vítimas da tragédia causada pelas chuvas é, em primeiro lugar, fruto da atuação conjunta envolvendo Prefeitura,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu