São Caetano é pioneira no ABCD com sensor de glicose para diabéticos de 4 a 17 anos

In ABCD, Educação, Saúde On

Joaquim Alessi

O prefeito José Auricchio Júnior lançou nesta segunda-feira (04.09) o programa Diabetes Sob Controle em São Caetano do Sul.

Foram entregues sensores de glicose a crianças de 4 a 17 anos, insulino-dependentes, moradoras do município e cadastradas no Programa Estratégia Saúde da Família.

Trata-se, em primeiro lugar, de ação inédita na região dentro das políticas públicas voltadas à Saúde, Educação e responsabilidade docual

O equipamento monitora a glicose, com um sensor colado no braço do paciente e permite a leitura através de leitor ou aplicativo de celular.

“Um programa que integra saúde e educação, auxiliando educadores e pais no controle do diabetes de forma contínua, durante 24 horas, sem a necessidade de furar o dedo do paciente para monitorar a glicose. Sem dúvida, trará mais qualidade às nossas crianças e jovens e mais tranquilidade aos pais e professores. Mais importante que a medição isolada, o equipamento armazena a curva glicêmica gerando relatórios para que os médicos tenham uma análise precisa de até 90 dias”, explicou, em resumo, Auricchio.

Ao passar o leitor pelo dispositivo, o paciente terá o histórico glicêmico das últimas 8 horas e uma seta de tendência mostrando se a glicose está subindo, baixando ou mudando lentamente.

“A escolha do grupo atendido (crianças de 4 a 17 anos) foi baseada em estudos que indicam essa faixa etária como prioritária. O controle do diabetes na infância está diretamente ligado ao desenvolvimento neurológico e ao crescimento. Além disso, o controle nessa faixa etária é mais difícil, devido às variações de glicemia (hipoglicemia e hiperglicemia). As crianças que desenvolvem a doença em idade precoce serão adultos diabéticos, convivendo mais tempo com a doença, com mais risco de complicações crônicas, se não houver controle adequado”, explicou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

O sensor instalado diretamente na pele é trocado a cada 14 dias. Uma vez por mês, o paciente vai até a farmácia de dispensação, no Atende Fácil Saúde, e leva o leitor para que os dados sejam transferidos para o sistema. O médico do paciente terá acesso a essa plataforma de qualquer localidade com todos os relatórios. Caso o paciente esteja fazendo o uso do aplicativo de celular, as informações sobem automaticamente para nuvem e o médico também terá acesso. “Um instrumento que certamente vai facilitar a vida das crianças e estudantes, que lidam diariamente com a doença. Muitas crianças passam o dia todo na escola e o aparelho vai facilitar o controle de professores garantindo mais segurança, qualidade e agilidade na tomada de decisões”, afirmou a secretária de Educação, Minéa Fratelli.

Claudia Lopes da Silva, mãe de Giovanna (14 anos), ficou encantada com a tecnologia. “Isso vai mudar a vida da minha filha e a minha também. Os dedinhos dela estão constantemente roxos de tanto furar. Agora, ela terá mais liberdade e eu, mais tranquilidade”, comemorou.

Uma educadora em diabetes capacitou todos os pais e alunos, logo após o lançamento do evento. No mês de julho, a capacitação foi realizada com 335 pessoas, entre educadores (diretores e coordenadores do ensino infantil, fundamental e médio) e equipes da Atenção Básica (auxiliares e técnicos de enfermagem, enfermeiros, pediatras e médicos da ESF, nutricionistas e Agentes Comunitários de Saúde), para entenderem o funcionamento do dispositivo e auxiliarem as crianças envolvidas no programa.

A entrada no programa é feita pela UBS referência da criança e o acompanhamento será feito pelo endocrinopediatra na USCA (Unidade de Saúde da Criança e do Adolescente) ou no CTNEN (Centro de Triagem Neonatal e Estimulação Neurossensorial).

O grupo monitorado participará de 12 rodas de conversa com a educadora especialista em diabetes com temas variados como: automonitoramento, alimentação saudável, tempo no alvo, importância dos medicamentos, contagem de carboidratos, plataformas digitais, adaptação saudável, conscientização sobre diabetes, mitos e verdades, diabetes na infância, entre outros.

You may also read!

Uns patetas e trapalhões

Por Marli Gonçalves* Os nossos patetas e trapalhões não são em nada divertidos como o trio e o quarteto de

Read More...

Maior Natal Solidário de Santo André começa em 29 de novembro

Feira vai trazer, em primeiro lugar, Frejat, Mauricio Manieri e Jeito Moleque como atrações principais; Papai Noel chega ao

Read More...

Morando vistoria obras do Piscinão Jaboticabal, hoje 65% executadas

Visita se deu ao lado de engenheiros da SP Águas e da deputada Carla Morando; com capacidade de 900

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu