Ampliação do período para regularização de construções foi aprovada nesta quarta-feira (30/06) na Câmara Municipal
A Prefeitura de São Bernardo vai prorrogar até 30 de dezembro de 2021 o Plano de Regularização de Obras (PRO/SBC),
A medida visa, em primeiro lugar, a facilitar a adequação de prédios e comércios construídos ou reformados em desacordo com a Legislação ou que apresentem algum tipo de irregularidade.
A extensão do período foi aprovada nesta quarta-feira (30/06) na Câmara Municipal e deverá ser sancionada pelo prefeito Orlando Morando nesta sexta-feira (02.07).
A iniciativa tem como objetivo conceder à população segurança jurídica sobre seu imóvel – residencial ou comercial –, permitindo o financiamento, transferência, aluguel ou venda de forma regular.
A expectativa é que a legislação atinja cerca de 3.000 imóveis de São Bernardo.
Atualmente eles possuem alvarás provisórios ou estão com processo em andamento da Secretaria de Obras.
“Este programa vigorou durante o ano de 2020, mas, por conta da pandemia, a adesão ficou abaixo das expectativas. Por isso, estamos dando uma nova oportunidade para quem quer e precisa regularizar o seu imóvel, seja ele comercial, industrial, de serviços ou residencial, de forma facilitada e sem burocracia”, explicou o chefe do Executivo, autor do Projeto de Lei para extensão do programa.
Regras
A medida prevê três modalidades de regularização:
- a automática (até 100m² residenciais e mistos)
- a simplificada (entre 100,01m² e 500m² residenciais e mistos e até 500m² não residenciais)
- a completa (área acima de 500m²).
Em todos os casos, o morador interessado deverá oficializar seu pedido por meio do site da Prefeitura, ou nas unidades do Atende Bem.
Lá ele irá preencher os campos do formulário, anexar a documentação solicitada e seu pedido será encaminhado para análise do órgão competente.
Em caso de dúvidas, é possível, em conclusão, consultar o Guia de Serviços https://guiadeservicos.saobernardo.sp.gov.br/guia-de-servicos.
Ou entrar em contato com o Atende Bem pelos telefones (11) 2360-4650 ou 0800 77 08 156, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e, aos sábados, das 8h às 12h.