São Bernardo monitora qualidade da água para consumo humano

In ABCD On
- Updated

Análise das amostras é realizada pela equipe de Vigilância Ambiental, por meio do programa Proágua

Fonte essencial para a vida, a água disponibilizada para o consumo humano em São Bernardo é monitorada pelas equipes da Prefeitura, por meio do Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Proágua), realizado em parceria com o Governo do Estado. As amostras são analisadas pela Vigilância Ambiental em equipamento próprio: o Laboratório Municipal de Saúde Pública, localizado no bairro Taboão.

 

Segundo o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, o município é um único na região do Grande ABC a analisar a própria água em equipamento municipal. “Apenas São Bernardo e Guarulhos fazem esse monitoramento em laboratório próprio, o que nos traz a vantagem de obter celeridade nos resultados e nas ações necessárias, quando detectada alguma contaminação. As demais cidades enviam para o Instituto Adolfo Lutz”, explicou.

A coleta das amostras é realizada durante todo o ano e faz parte da fiscalização da água fornecida pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para todos os estabelecimentos do Sistema de Abastecimento de Água e Soluções Alternativas Coletivas. As amostras são colhidas em equipamentos públicos, como Emebs, praças, hospitais, grandes centros comerciais, entre outros locais de grande circulação da população.

Análise da água

Para comprovar a potabilidade, a equipe da Vigilância Ambiental checa o pH da água, temperatura, cloro livre, cloro total, coliformes, cor, turbidez e fluoreto, atendendo 100% da pactuação feita com o Estado.

A diretora do departamento, Roselaine Benavides, destaciu que o trabalho vai além da análise da água para consumo humano. “O programa visa a atuação integrada e abrangente no contexto da produção e consumo da água, englobando desde a gestão dos recursos hídricos até os impactos à saúde dos consumidores”, detalhou.

Proágua

O Programa Estadual de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano foi instituído pela Resolução Estadual SS-45, de 31 de janeiro de 1992, e tem por objetivo colaborar na promoção e proteção da saúde da população por meio da garantia da potabilidade da água destinada ao consumo humano no Estado de São Paulo.

You may also read!

Sono Tranquilo autua 19 estabelecimentos por poluição sonora em Santo André

Ação do Semasa e GCM ocorreu neste sábado, resultando também em recolha de veículos Agentes do Semasa (Serviço Municipal de

Read More...

Rio Grande da Serra prepara 7ª Cavalgada e Festa do Padroeiro São Sebastião

A Prefeitura Municipal de Rio Grande da Serra convida toda a comunidade para participar da 7ª Cavalgada e Festa

Read More...

Ribeirão Pires reforça conscientização sobre saúde mental

Campanha Janeiro Branco traz, portanto, rodas de conversa nas três unidades do CAPS da Estância A Prefeitura de Ribeirão Pires,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu