Acolhendo é o nome do novo serviço, com o propósito de recepcionar e fortalecer o vínculo comunitário no cuidado das novas crianças nascidas na cidade
A Prefeitura de São Bernardo lançou nesta quarta-feira (10.10) o projeto Acolhendo, que recepciona o bebê recém-nascido na rede municipal de saúde e o apresenta à comunidade.
Com o intuito, acima de tudo, de criar uma rede de apoio durante os primeiros 1.000 dias da criança.
A iniciativa da Secretaria de Saúde proporcionará às novas mamães, além da sua família, o acolhimento da equipe multiprofissional de sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, da rede de educação municipal e dos vizinhos que ajudarão a fortalecer esse vínculo comunitário, com a promoção de encontros e dinâmicas de interação nas UBSs.
Segundo o secretário-adjunto de Saúde, Dr. Edson Nakazone, a partir do início da gestação, por meio do acompanhamento do pré-natal, as mães já serão acolhidas.
Em primeiro lugar, em todas as 34 UBSs, e a rede de apoio seguirá com todos os cuidados que o bebê necessitar.
Desenvolvimento saudável e feliz
“Todos unidos como corresponsáveis pelo desenvolvimento saudável e feliz dessa nova vida, que chegará para fazer parte da comunidade em que nasceu, já contando com uma ampla rede de apoio para uma infância mais saudável e feliz”, explicou, por exemplo.
Carla Morando, primeira-dama e deputada estadual, foi nomeada madrinha do projeto.
“Estou muito feliz em fazer parte deste novo momento na saúde de São Bernardo. Sou mãe e sei que na chegada do primeiro filho surgem muitas dúvidas. E, certamente, o Acolhendo ajudará neste contexto e em tantos outros”, declarou.
Yasmin Gonçalves, de 20 anos, mãe do Ravi, de 12 dias, ficou muito grata pela acolhida da UBS Vila Rosa, unidade piloto para o novo serviço.
Junto de outras duas mamães, ela foi a primeira a ser recebida pela comunidade e se disse muito surpresa por todo apoio que recebeu.
“Não esperava por isso, senti um alivio, um conforto. As orientações que me passaram me deixaram mais segura para a chegada do meu primeiro filho”, comentou.
Aleitamento materno exclusivo
Como parte das ações de Agosto Dourado, desde 2022 a UBS Jordanópolis incentiva o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida.
No lançamento do novo serviço, cinco novos bebês e suas mães receberam o diploma por cumprir essa etapa de aleitamento exclusivo.
A iniciativa também será somada ao Acolhendo como projetos complementares.
“Sabemos que a amamentação traz muitos benefícios para a mãe e o bebê e sabemos também da dificuldade que muitas mães enfrentam nesta etapa. Com a soma dos dois projetos, a mãe terá na rede de apoio formada pelo acolhendo, todo o aconselhamento necessário para garantir o aleitamento materno exclusivo”, reforçou, em conclusão, o Dr. Edson Nakazone.