São Bernardo inicia atualização do Sistema Municipal de Políticas Culturais

In ABCD, Cultura On
Pinacoteca de São Bernardo. Fotos: Gabriel Inamine/PMSBC

Até 17 de maio, população pode contribuir com a construção de diagnóstico, que servirá como base para a implantação das ações públicas

A Secretaria de Cultura e Juventude da Prefeitura de São Bernardo deu início, nesta segunda-feira (02.05), ao processo de atualização do Sistema Municipal de Políticas Culturais do município.

Portanto, até 17 de maio a população poderá contribuir na construção de diagnóstico.

Ele servirá como base para a implantação das ações públicas a partir de 2023.

Um pré-diagnóstico elaborado pela Secretaria de Cultura e Juventude está disponível no portal www.saobernardo.sp.gov.br/cultura.

Trata-se de narrativa histórica do modo de gestão e da política cultural municipal atual, compilando as informações dos serviços, equipamentos, políticas e programas desenvolvidos.

Todos os munícipes podem contribuir com a construção do documento, instrumento de reflexão sobre a atuação da Pasta.

Base

O documento servirá de base para as discussões posteriores que acontecerão nas reuniões setoriais e territoriais, onde serão feitas as propostas para o Plano Municipal de Políticas Culturais.

Conforme explica a secretária de Cultura e Juventude, Ligia Ramos, a implementação do Sistema Municipal de Políticas Culturais está prevista para o segundo semestre de 2023.

“Vamos continuar avançando com o envolvimento de toda a população interessada neste processo de forma plural, democrática e transparente, com os segmentos culturais da cidade, linguagens e nos territórios, de maneira ampla”, diz, em resumo.

A ideia é, acima de tudo, atualizar e ampliar Sistema Municipal de Políticas Culturais do município e, para isso, será realizado processo de mobilização e formação de fóruns setoriais/territoriais de discussão direta de modo a atingir todos os segmentos culturais, linguagens artísticas e economia criativa.

Posteriormente, serão debatidas as demandas para o Plano Municipal de Políticas Culturais, escolhidos os delegados que terão voz e voto durante o processo de discussão e fechamento do Plano Municipal de Políticas Culturais e eleição dos Conselheiros Municipais que representarão cada setorial/territorial no futuro Conselho Municipal de Políticas Culturais, readequado de acordo com as normativas estabelecidas pelo Sistema Nacional de Cultura.

Como participar

Como forma de facilitar a participação popular nesse processo de construção do Diagnóstico, a Secretaria de Cultura e Juventude disponibilizou 16 espaços culturais e oito unidades escolares, em diferentes territórios da cidade, para o uso da internet e auxílio aos interessados no preenchimento do formulário específico.

Mais informações pelo site: www.saobernardo.sp.gov.br/cultura.

You may also read!

Oscar de Melhor Atriz para Fernanda Montenegro

Joaquim Alessi O que eu entendo de cinema? Absolutamente nada! Mas, frequentador das salas escurinhas há cerca de 60 anos, me

Read More...

Taka recebe Paulinho para trocar conhecimentos sobre gestão pública em Diadema

Nesta quinta-feira (23.02), o prefeito Taka Yamauchi recebeu em seu gabinete, em Diadema, o ex-prefeito de Santo André, Paulo

Read More...

Tarcísio e Carla esclarecem que isenção de IPVA em SP é para carros híbridos e ônibus e caminhões a gás de todos os Estados

Visando a acabar com as dúvidas sobre a isenção de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu