São Bernardo inicia atualização do Sistema Municipal de Políticas Culturais

Em ABCD, Cultura - No dia
Pinacoteca de São Bernardo. Fotos: Gabriel Inamine/PMSBC

Até 17 de maio, população pode contribuir com a construção de diagnóstico, que servirá como base para a implantação das ações públicas

A Secretaria de Cultura e Juventude da Prefeitura de São Bernardo deu início, nesta segunda-feira (02.05), ao processo de atualização do Sistema Municipal de Políticas Culturais do município.

Portanto, até 17 de maio a população poderá contribuir na construção de diagnóstico.

Ele servirá como base para a implantação das ações públicas a partir de 2023.

Um pré-diagnóstico elaborado pela Secretaria de Cultura e Juventude está disponível no portal www.saobernardo.sp.gov.br/cultura.

Trata-se de narrativa histórica do modo de gestão e da política cultural municipal atual, compilando as informações dos serviços, equipamentos, políticas e programas desenvolvidos.

Todos os munícipes podem contribuir com a construção do documento, instrumento de reflexão sobre a atuação da Pasta.

Base

O documento servirá de base para as discussões posteriores que acontecerão nas reuniões setoriais e territoriais, onde serão feitas as propostas para o Plano Municipal de Políticas Culturais.

Conforme explica a secretária de Cultura e Juventude, Ligia Ramos, a implementação do Sistema Municipal de Políticas Culturais está prevista para o segundo semestre de 2023.

“Vamos continuar avançando com o envolvimento de toda a população interessada neste processo de forma plural, democrática e transparente, com os segmentos culturais da cidade, linguagens e nos territórios, de maneira ampla”, diz, em resumo.

A ideia é, acima de tudo, atualizar e ampliar Sistema Municipal de Políticas Culturais do município e, para isso, será realizado processo de mobilização e formação de fóruns setoriais/territoriais de discussão direta de modo a atingir todos os segmentos culturais, linguagens artísticas e economia criativa.

Posteriormente, serão debatidas as demandas para o Plano Municipal de Políticas Culturais, escolhidos os delegados que terão voz e voto durante o processo de discussão e fechamento do Plano Municipal de Políticas Culturais e eleição dos Conselheiros Municipais que representarão cada setorial/territorial no futuro Conselho Municipal de Políticas Culturais, readequado de acordo com as normativas estabelecidas pelo Sistema Nacional de Cultura.

Como participar

Como forma de facilitar a participação popular nesse processo de construção do Diagnóstico, a Secretaria de Cultura e Juventude disponibilizou 16 espaços culturais e oito unidades escolares, em diferentes territórios da cidade, para o uso da internet e auxílio aos interessados no preenchimento do formulário específico.

Mais informações pelo site: www.saobernardo.sp.gov.br/cultura.

Você também pode ler!

Volpi homenageia a empresa Otmo

Prefeito de Ribeirão Pires está levando pessoalmente medalhas e certificados às empresas que ajudaram no enfrentamento à pandemia O prefeito

Read More...

São Caetano credencia artistas para Aniversário da cidade e Encontro de Carros Antigos

A partir desta quarta-feira (06.07), a Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Cultura

Read More...

Petrobras apresenta novo espetáculo músico-teatral de Paulo Tatit e Filipe Edmo que resgata o valor do brincar

Com uma proposta inovadora e canções inéditas, Siricutico em: Aventuras da Menina Flor e a Boneca Açucena é um

Read More...

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu