São Bernardo entrega ao Estado prédio da 1ª Fábrica de Cultura 4.0

In Cultura On
- Updated
DCIM100MEDIADJI_0073.JPG

A Prefeitura de São Bernardo realizou a transferência oficial do prédio onde será instalada a 1ª Fábrica de Cultura da cidade. A unidade trará o modelo inédito 4.0, voltadas às atividades de inovação e tecnologia, e ficará onde seria abrigado o Museu do Trabalho e do Trabalhador. A entrega foi oficializada nesta quinta-feira (25/06) pelo prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, para o secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado, Sérgio Sá Leitão, que confirmou a abertura para setembro deste ano.

O ato oficial foi realizado nas dependências do prédio, que passou nos últimos meses por uma série de ações estruturais da Administração municipal, em um investimento de R$ 4,5 milhões. Agora, concluído, o espaço fica à disposição do Estado para montagem dos equipamentos da Fábrica de Cultura. O titular da Pasta de Cultura do Estado afirmou que esta nova fase do planejamento seguirá os protocolos definidos para o sistema educacional do Estado, apresentada na última quarta-feira (26/06), pelo governador João Doria.

FÁBRICA MODELO 4.0 – O espaço conta com 5.428 m² e quatro pavimentos (térreo, mezanino, e mais dois andares). A Fábrica de Cultura terá uma praça digital, uma “bibliotech”, primeira biblioteca 100% digital do Estado de São Paulo, e áreas destinadas ao espaço maker, para robótica, para games e programação, bem como coworking para incentivar a troca de experiências entre empreendedores e agentes culturais. Também haverá estrutura para a produção artística presencial, audiovisual e moda, assim como um auditório para apresentações musicais e teatrais.

As projeções mapeadas na fachada externa, que contará com projetos feitos pelos próprios alunos, serão um dos destaques do prédio, bem como o display digital que anunciará as atividades, que atravessará todos os pavimentos. Para finalizar as duas fases, Estado deverá investir R$ 8 milhões. O espaço será gerido pela Organização Social Catavento Cultural e Educacional, que administra cinco unidades na capital paulista e o Museu Catavento, no Centro.

Jovens de 15 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social são o público-alvo da Fábrica de Cultura. Em setembro, deverão ser disponibilizados 32 cursos, com 640 vagas. Neste período deverá ter a abertura do térreo, mezanino e parte do primeiro pavimento. Em junho de 2021, está prevista a inauguração dos outros dois pavimentos e do auditório. Haverá ampliação de cursos para 103, com 2.100 vagas. Todos os pavimentos e atividades deverão estar disponíveis no final de 2021, contando com 308 cursos, 4.185 vagas. A previsão é de que 40 mil pessoas participem das demais atividades por mês.

“Hoje é um dia histórico para São Bernardo. Fizemos a transferência do prédio para o Governo do Estado e assim finalizamos com um final feliz a trajetória deste empreendimento que, por muito tempo, esteve envolto em corrupção. Desta forma, cumpri o compromisso de dar uma destinação que, em vez de cultuar uma personalidade, irá beneficiar toda a população em um espaço pioneiro, que unirá criatividade, inovação e tecnologia e será modelo para todo o Estado de São Paulo”, afirmou o prefeito Orlando Morando.

Para o secretário Sérgio Sá Leitão, a beleza da arquitetura do imóvel se harmonizou com a modernização do programa Fábricas de Cultura. “Com esta unidade, daremos um passo além nesta iniciativa, que terá um papel importante para a formação milhares de jovens, oferecendo atividades culturais e criativas que envolvam tecnologia e inovação”, disse.

Além do prefeito Orlando Morando e do secretário Sérgio Sá Leitão, a solenidade contou com a presença da deputada estadual Carla Morando, do vice-prefeito Marcelo Lima, da secretária de Cultura e Juventude do município e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Greici Picollo Morseli, demais secretários e vereadores da base aliada.

You may also read!

Santo André amplia quadro de profissionais de educação inclusiva e entrega novas salas de recursos

Profissionais irão atuar no Atendimento Educacional Especializado; rede municipal agora dispõe de 48 salas de recursos multifuncionais A Secretaria de

Read More...

ETEC Ribeirão Pires: Lixeira inteligente utiliza IoT para separação de material reciclável

'Recolheai' foi desenvolvido, em primeiro lugar, por alunos do Ensino Médio integrado ao Técnico em Informática para Internet da

Read More...

3ª Corrida e Caminhada de Nossa Senhora do Pilar tem inscrições abertas para 8km e 4 km

Evento esportivo alia fé e superação em percurso desafiador e integra, acima de tudo, programação da Festa do Pilar A

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu