São Bernardo decreta o uso obrigatório de máscaras em locais públicos

In ABCD On
- Updated
Produção de Máscaras. Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

Prefeitura de São Bernardo decreta o uso obrigatório de máscaras em locais públicos

Medida começa a valer nesta quinta-feira (07/05); a partir do dia 15, munícipes e empresas que não se adequarem poderão ser penalizados com multas

A Prefeitura de São Bernardo publica nesta quinta-feira (07/05) o decreto que prevê a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial a todos os cidadãos que estiverem fora de sua residência, seja em espaços abertos ao público ou de uso coletivo. Mais uma ferramenta de combate ao avanço da Covid-19, a medida passa a valer nesta quinta-feira e, a partir do dia 15 de maio, munícipes que se recusarem a usar o artigo poderão ser multados em R$ 100. A penalidade para empresas que não se adequarem às novas regras pode chegar a R$ 10 mil.

De acordo com a determinação, os munícipes devem passar a usar o equipamento de proteção individual em vias públicas e feiras livres, parques e praças (quando permitida sua utilização), pontos de ônibus, terminais de transporte e rodoviárias, ônibus, táxis e carros de aplicativos, repartições públicas, além de estabelecimentos educacionais, comerciais, industriais, bancários, empresas prestadoras de serviços, igrejas, templos e qualquer outro local em que possa haver aglomeração de pessoas. Para fazer valer a medida, os estabelecimentos devem exigir a utilização de máscaras a todos que transitarem no local, além de condicionar o uso do artigo para o acesso e permanência, seja no horário de funcionamento ou fora dele.

“Trata-se de um apelo que estamos fazendo à população para que se proteja quando for realmente necessário sair de casa. Temos observado que muitas pessoas não estão levando esta doença a sério e tomamos esta medida para proteger os demais. Nosso pedido é que priorizem as máscaras artesanais e de tecido, que podem ser feitas com roupas velhas, e deixem as produzidas para uso hospitalar aos profissionais da Saúde”, explicou o prefeito Orlando Morando.

SBC DE MÁSCARAS PELA VIDA – Para reforçar a proteção da população, a Prefeitura lançou a campanha “SBC de Máscaras pela Vida”, que visa estimular a produção caseira de máscaras, de acordo com recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). No último dia 24, a ação alcançou a marca de 5.000 itens de tecido produzidos, que foram distribuídos gratuitamente às entidades assistenciais da cidade.

Costureiras, artesãs e demais moradores também podem colaborar com a ação, tanto na doação de tecidos quanto na confecção de máscaras de pano. Para mais informações, basta ligar nos telefones (11) 2630-4049 e (11) 2630-4010 ou comparecer no Teatro Martins Pena (Praça Marquês de Alegrete, 44, Vila Gonçalves), das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira.

FAÇA SUA PRÓPRIA MÁSCARA – Para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações. É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face. Ela deve ser individual, não pode ser dividida com ninguém. As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

Texto: Carla de Gragnani

You may also read!

Selo Empresa Amiga da Pessoa com Deficiência promove inclusão e responsabilidade social em São Caetano

Fruto de uma parceria entre a Sedeti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação) e a Sedef

Read More...

Recuperação de Crédito Tributário é estratégia inteligente para impulsionar o fluxo de caixa das empresas

Presidente do Grupo Assertif, entre os 5 maiores do Brasil no segmento de mineração de dados, explica como empresas

Read More...

UNG concede título de Doutor Honoris Causa à pesquisadora Ester Sabino

A homenagem para a cientista reúne, acima de tudo, colegas da profissão, estudantes e autoridades Nesta sexta-feira (14.6), a Universidade

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu