São Bernardo autoriza implantação da 46ª Praça-Parque no Jardim Independência

In Canto do Joca On
- Updated
Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

Prefeito Orlando Morando assinou ordem de serviço que autorizou a recuperação da Praça José Fortuna, o poeta sertanejo; ação era muito esperada pelos moradores do entorno

Alice de Freitas Del Santi, de 66 anos, aguardava com grande expectativa, em suma, a chegada do programa Praça-Parque à Praça José Fortuna, bem perto de sua casa, no Jardim Independência.

Mas a espera terminou na manhã deste sábado (20.02), quando o prefeito Orlando Morando autorizou a recuperação do espaço e a sua integração à iniciativa, uma das mais exitosas da gestão.

O chefe do Executivo de São Bernardo esteve acompanhado do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, e vereadores da base aliada.

Programa tem 43 unidades

Atualmente, o programa Praça-Parque conta, em primeiro lugar, com 43 unidades inauguradas e duas com obras em andamento.

O espaço no Jardim Independência deve se tornar, portanto, a 46ª implantada.

“Há muito tempo esperávamos a recuperação deste espaço. Trazia minhas duas filhas para brincar aqui quando pequenas. Hoje, infelizmente, não posso fazer o mesmo com as minhas duas netas”, lamentou.

Para Morando, o diferencial do programa Praça-Parque é, da mesma forma, a apropriação do espaço pelos moradores, logo após a sua inauguração.

“Quando a iniciativa foi desenvolvida, há quatro anos, entendemos que o antigo conceito de praça não funcionava mais. Tornou-se um local inseguro para a população”, disse.

E prosseguiu: “Com a Praça-Parque, o espaço é fechado com o gradil e a chave fica com os moradores. São eles que determinam o horário de abertura e fechamento.”

Em conclusão, lembrou: “No início de nossa gestão, inauguramos a primeira unidade no Largo da Cohap, no bairro Assunção. Voltei lá no fim de 2020. O espaço continua bem conservado e frequentado por gente de bem”.

Mas, segundo o vice-prefeito, Marcelo Lima, para o êxito do programa no bairro, é fundamental que a população se aproprie do espaço.

“Os moradores precisam se apoderar da praça, trazer filhos e netos para frequentar. Nosso compromisso, após a entrega, é podar as árvores, cortar grama e fazer a manutenção da iluminação. O resto é com a população”, afirmou, em conclusão.

O Departamento de Parques e Jardins, que coordena a recuperação da praça, sugere que o horário de funcionamento seja das 6h às 22h, mas a definição é feita pelos moradores.

Revitalização

Com investimento de R$ 500 mil com recursos próprios da Prefeitura, a praça vai ganhar pista de caminhada, academia ao ar livre, playground, espaço pet, área de convívio, reforma da quadra esportiva, com alambrados, melhorias na iluminação e fechamento do espaço em gradil, com dois portões.

Os moradores terão contato direto com a Guarda Civil Municipal (GCM). Caso haja frequentadores que não queiram respeitar o horário de fechamento estipulado pela população, a GCM poderá ser acionada.

A previsão de entrega do espaço é de 120 dias.

Expansão

Desde 2017, o Programa Praça-Parque já beneficiou diversos bairros de São Bernardo.

Entre eles estão o Assunção, Silvina, Parque Bandeirantes, Jardim Claudia, Baeta Neves, Vila Euro, Rudge Ramos, Jerusalém, Jardim Calux e Vila Ferreira.

Além disso, Jardim Thelma, Orquídeas, Selecta, Taboão, Jardim do Mar, Alvarenga, Vila Esperança, Três Marias e Santa Terezinha, entre outros.

You may also read!

Educadores de Diadema contam com formações variadas e periódicas

Desde 2021, já foram dados, em suma, 65 cursos para professores, diretores, coordenadores pedagógicos e demais profissionais da Educação No

Read More...

Boas práticas em segurança e qualidade conferem certificação internacional ao Hospital de Urgência de São Bernardo

Prefeito Orlando Morando entregou selo nível ouro da instituição canadense Qmentum nesta segunda-feira (25.11), conquistado após seis meses de

Read More...

Escola Livre de Dança de Santo André apresenta mostra final dos alunos a partir desta terça

Apresentações são, acima de tudo, gratuitas e acontecem no Teatro Conchita de Moraes A ELD (Escola Livre de Dança) de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu